Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Emigrantes aumentam registos no Balcão Único do Prédio

Município é um dos incluídos no projecto-piloto e já foram iniciados mais de 3 mil registos
A chegada dos emigrantes para as férias de Verão fez aumentar os registos de terrenos através do BUPI – Balcão Único do Prédio.
Estes locais de atendimento, onde é possível fazer o registo gratuito de propriedades, estão integrados no projecto-piloto que inclui 10 concelhos, entre eles Alfândega da Fé. Este é mesmo o concelho que tem uma maior percentagem de área conhecida, como adiantou a presidente do Município de Alfândega da Fé, Berta Nunes.

“Este é mesmo o concelho que tem uma maior percentagem de área conhecida com 3125 processos iniciados”, adiantou a presidente do Município de Alfândega da Fé, Berta Nunes.

A autarca faz uma avaliação positiva do projecto e da adesão, que tem vindo a aumentar no concelho.

“As pessoas estão a aderir, porque é uma mais-valia para os proprietários que ficam com os seus terrenos georreferenciados gratuitamente e registados na conservatória, se não os tiverem ainda”, acrescentou a autarca.

Os crescentes pedidos e agendamentos levaram também o Ministério da Justiça, responsável pela implementação do projecto, a estabelecer um protocolo com a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução para que os registos possam ser feitos nos escritórios dos solicitadores.

Segundo Edite Gaspar, vice-presidente do Conselho Geral desta Ordem, a parceria com os solicitadores é considerada “fundamental” para que todos os interessados consigam ser atendidos até ao dia 31 de Outubro, prazo limite deste projecto-piloto, com “um número elevado de pedidos”.

As pessoas não precisam de estar no próprio concelho para fazer o registo gratuito do terreno, e o âmbito de actuação dos solicitadores pode vir a ser alargado:

“Caso uma pessoa de um outro concelho dentro da área do projecto-piloto mas que não esteja a residir nesse concelho não precisa de se deslocar a esse balcão, pode fazer o registo num dos outros concelhos dentro do projecto”, explicou adiantando que a Ordem está a trabalhar na possibilidade de alargar o atendimento noutros concelhos.

Em Alfândega da Fé, inicialmente havia três funcionários afectos ao serviço, tendo havido um reforço e actualmente são seis os funcionários a trabalhar no BUPI de Alfândega, para além de o registo de terrenos ser também realizado nos escritórios dos Solicitadores da localidade.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário