Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Inovação e empreendedorismo ontem debatidos em Alfândega da Fé

Debater ideias e soluções inovadoras para os problemas das cidades e regiões, foi sob este olhar que Alfândega da Fé abriu, ontem, portas ao Smartathon.
O foco desta edição da iniciativa, que já passou por Lisboa e Guimarães, foi para os desafios do Pacto de Autarcas, quanto ao investimento sustentável e empreendedorismo inovador na região. Um desses projectos é o "Life Adaptate" que o município já acolheu, como conta Berta Nunes, presidente da câmara municipal de Alfândega da Fé: “este projecto já está a ser implementado e tem como objectivo ter acções demonstrativas e piloto que possam contribuir para a mitigação e a adaptação ao fenómeno das alterações climáticas. O que vamos fazer com este projecto é a construção de um lago na Serra de Bornes, que possa servir para a rega e para o combate aos incêndios. Depois deste há outro projecto que vai servir para coberturas de viaturas utilizando painéis solares, para auto consumo que vai estar situado junto ao armazém municipal”.

A IrRADIARE é uma empresa que tem estado a apoiar projectos de Alfândega da Fé, com destaque para as alterações climáticas. Uma das responsáveis da empresa, Elsa Nunes, explica que o Smartathon é um espaço de discussão “para a criatividade para encontrar respostas a desafios que já são antigos, embora para muitos deles nós só estejamos despertos nos anos mais recentes. Viemos falar dos desafios da sustentabilidade e como podem enquadrar o empreendedorismo, na medida em que há um conjunto de novas dinâmicas e áreas de negócio para atrair jovens e novos empreendedores para esta região”.

Do Instituto Politécnico de Bragança esteve ainda Jorge Sampaio que explicou o que a instituição tem feito nos últimos dez anos em relação à captação de alunos para criarem empresas e se tornarem jovens empreendedores na região, nomeadamente no Brigantia Ecopark, em Bragança: “aquilo que temos vindo a fazer nos últimos 10 anos, é criar condições para que os nossos jovens se estabeleçam enquanto empresários e se fixem na região, com um papel positivo no combate à desertificação. Temos 43 empresas instaladas e 3 projectos para implementar até ao final do ano, ou até Fevereiro do próximo ano. São 180 postos de trabalhos, com 2,5 milhões de euros de investimento directo e destas 43 empresas, vamos ter 29 ainda activas.”

Foram ainda debatidas questões sobre o clima, a energia, a mobilidade e o empreendedorismo, entre outras que fazem parte das prioridades de uma Smart Community.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário