quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Município de Mirandela reduz dívida em 2,5 milhões de euros

Mirandela reduziu a dívida em cerca de 2,5 milhões de euros, de 18,6 para 16,1 milhões, em menos de um ano.
Cumprido um ano de governação autárquica, o executivo socialista fez um balanço do trabalho desenvolvido e revelou que espera sair do saneamento financeiro, em 2019, para poder aplicar algumas medidas que tem pensadas.

A presidente da câmara, Júlia Rodrigues, garantiu que em pouco mais de meio ano alcançou uma “diminuição real da dívida de 13%” e a acredita que até ao final do ano a câmara pode “alcançar melhores resultados”.

“Estes números foram conseguidos à custa de uma gestão rigorosa, de todas as situações em que estávamos em incumprimento, conseguimos ir pagando dívidas, mas apesar de haver uma descida diminuta do prazo de pagamento, a nossa intenção é pagar a tempo e horas aos fornecedores, porque muitos são de Mirandela”, afirmou.

A autarca destaca ainda que estes números foram alcançados mesmo com a diminuição de impostos como o IMI e devolução de 1% do IRS. O objectivo do executivo é ter “uma câmara com boas contas”, porque só assim consegue “ter receitas para os investimentos”.

A presidente do município espera que a melhoria financeira seja contínua para que vários investimentos previstos sejam postos em prática elencando ainda alguns dos objectivos alcançados. “A atracção de investimentos e empresas esbarrou na a falta de terrenos disponíveis e na capacidade legal para as acolher. Este é um problema sério que urge resolver, nomeadamente através da revisão do Plano Director Municipal e a compra de terrenos por parte da câmara. Precisamos de novas zonas empresariais. O Cachão é um projecto emblemático com uma grande carga simbólica. Conseguimos o financiamento e o primeiro passo de requalificação, ultrapassadas dificuldades judiciais inesperadas, avançou finalmente. Conseguimos a instalação em Mirandela da Companhia de Ataque Ampliado do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR”, destacou.

Um gabinete de apoio às freguesias, uma unidade móvel de saúde, transporte público para cidade todo o ano, foram outros dos projectos desenvolvidos pela câmara de Mirandela.

Nas autárquicas do ano passado, Júlia Rodrigues protagonizou uma das maiores surpresas ao vencer para o PS uma câmara que dominada por partidos de direita há 40 anos. 

Escrito por Brigantia.
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário