Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Esta noite há invocação de espíritos e leitura de cartas em Macedo de Cavaleiros

A noite de 31 de outubro celebra o típico dia das bruxas, ou em inglês, o Halloween. O primeiro registo desta celebração remonta a 1745, e no calendário cristão era o dia que significava a véspera do dia de todos os santos – All Hallows’ Eve.
Atualmente, embora ainda se faça a alusão aos mortos, a data converteu-se numa grande festa, com origem na Inglaterra que se foi difundindo pelo mundo e que perdura até hoje.

Muitos protestantes celebravam-na usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes: trick or treat (doçura ou travessura).

Esta noite, por Macedo de Cavaleiros, a data vai ser celebrada à antiga, e a Casa do Professor organizou um evento que pretende aliar tradições e histórias, como refere Virgínia Sousa, membro da direção:

“O halloween é uma festa importada e que levou a que a juventude se esquecesse que, em muitas aldeias de Trás-os-Montes, era tradição que na passagem do dia 31 de outubro para 1 de novembro, se acendesse uma fogueira que tinha o objetivo de iluminar os mortos na passagem para o outro mundo. É uma tradição histórica, que tem origem nos Celtas, que acreditavam que no dia 31 a natureza adormecia e as almas eleitas era elevadas à qualidade de santos. Com a introdução do halloween, foi-se esquecendo esta temática e os jovens perderam esta tradição. 

Na Casa do Professor, decidimos aliar o o halloween atual com o mais antigo. Vamos ter a fogueira, vamos fazer invocação das almas, e depois vai haver música, queimada e o cemitério.”

Uma noite que promete ser muito assustadora:

“Assustadora, muito assustadora. É um evento aberto a toda a gente, gostaríamos que houvesse muitas participações, era sinal que as pessoas não se querem esquecer das tradições do nosso povo.
Já decorámos a casa com muitas coisas aterradoras e o cemitério está pronto, com campas.” 


Invocação de espíritos, leitura de cartas, bola de cristal, música e doces, esta noite na Casa do Professor, em Macedo de Cavaleiros.

É caso para dizer, doçura ou travessura? 

Hoje, as partir das 21h00, celebra-se o halloween na casa do professor de Macedo de Cavaleiros, para o qual estão todos convidados. A entrada é gratuita.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário