Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Enchido esgotou na Feira do Fumeiro e a alheira foi a mais procurada

 A Feira do Fumeiro de Vinhais promoveu, nos últimos quatro dias, os sabores tradicionais e a cultura local


No leque de 80 produtores de enchidos que passaram pelo certame, o balanço das vendas foi positivo. “Está a correr bem. Há muita gente. Procuram mais a alheira, o salpicão e o butelo”, referiu uma expositora.

“Está a correr muito bem, já fizemos muitas vendas”, referiu outro expositor.

Leila Rodrigues, natural da aldeia de Travanca, expressou satisfação com o desenvolvimento da feira, apesar do aumento geral nos preços dos produtos, principalmente nas alheiras, devido aos custos de produção. “A chouriça de carnes está a 35 euros e o salpicão a 45 euros, manteve o preço do ano passado. A alheira aumentou um bocadinho, devido aos custos dos produtos, o pão, o azeite”, disse.

No stand paralelo ao de Leila, o jovem Luís Lopes, natural de Vilar de Lomba, decidiu continuar a tradição familiar ao produzir fumeiro, marcando presença pela primeira vez na feira. O recém-produtor notou uma alta procura pela alheira, especialmente desde que foi reconhecida como o melhor enchido do mundo. “O que se vende mais é a alheira. Desde que foi distinguida com o prémio tem mais procura. Ainda ontem veio cá um casal, que veio de Lisboa de propósito para comprar alheiras, isto é incrível para o concelho, é incrível para nós”, vincou.

A edição deste ano da Feira do Fumeiro de Vinhais terminou com um balanço positivo, com produtos esgotados no domingo ao final do dia. Segundo Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal, a noite de sábado bateu o recorde de sempre no número de visitantes que rumaram até Vinhais em busca do tradicional fumeiro, mas também de música e animação. “Sabemos que foi um ano bom, que se vendeu muito, que os expositores, sobretudo do fumeiro, venderam tudo. E em termos de pessoas, no sábado, foi de certeza absoluta o dia que teve mais gente, de todos os anos da feira do fumeiro”, salientou.

A Feira do Fumeiro de Vinhais continua a ser um ponto de encontro vital para produtores locais e entusiastas da gastronomia tradicional. Apesar dos desafios económicos e climáticos, a feira persiste como um destino imperdível para os amantes da gastronomia transmontana.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário