Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Apresentação do catálogo do Museu Etnológico José Quina

 Nesta sexta-feira, dia 1 de março, é apresentado na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD), em Lisboa, o catálogo do museu etnológico “José Quina”, um espaço museológico localizado em Vimioso e cuja coleção dá a conhecer da vida rural dos séculos XIX e XX.


A apresentação pública do livro está agendada para as 18h00 e vai contar com a participação do presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD), Hirondino Isaías, do presiente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo e do autor e proprietário do museu, José Quina.

O catálogo do museu – que já havia sido apresentado em Vimioso, no decorrer na I Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia, no dia 2 de outubro de 2023 – é constituído por quatro conteúdos descritivos e pelo registo fotográfico e identificativo das peças que integram a exposição.

A exposição está ordenada em 34 ambientes temáticos e entre as mais de 2 mil peças existem alfaias agrícolas, ferramentas de diversas profissões, apetrechos e utensílios da vida doméstica.

O museu etnológico José Quina foi criado em 2018 e está instalado na casa desta família, em Vimioso.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário