Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Meia centena de mulheres foram à caça ao javali

 O concelho de Mirandela acolheu, durante o fim-de-semana, uma montaria ao javali. Até aqui nada de novo, tantas são as que se realizam por esse país fora. Mas, esta foi exclusivamente para mulheres que pretendem provar que a caça não é apenas para homens e vão testar se a pontaria está afinada.


Cidália Fernandes, natural de Vinhais, tem 34 anos, e desde bem cedo começou a gostar de caçar. “Já vem de alguns anos, porque o meu avô era caçador e o bichinho começou aí”, conta esta técnica de relações públicas. “Entretanto, cresci e achei que o meu forte seria a caça grossa. Comecei como matilheira, a acompanhar os meus amigos que caçavam ao javali, em montaria, surgiu depois a oportunidade de tirar a carta de caçador e desde então comecei a caçar ao javali, mas também foram surgindo outras espécies, como a caça ao coelho, à perdiz e outros”, adianta.

Foi uma das responsáveis pela organização da montaria feminina de Trás-os-Montes que juntou mais de meia centena de mulheres. “Vieram não só as caçadoras de todo o país, mas também de outros países como a Espanha, Suécia e Alemanha. Vieram um pouco de toda a parte”, diz.

Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário