Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Primeira fase da requalificação da EN103 Vinhais-Bragança tem despesa autorizada

 O Governo autorizou a despesa para as obras de requalificação da Estrada Nacional 103, que liga Vinhais a Bragança, no valor de 24 milhões de euros foi hoje publicado em Diário da República.


A portaria, assinada pelo Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico André Branco dos Reis Francisco, dá luz verde à Infraestruturas de Portugal (IP) para “proceder à repartição de encargos relativos ao contrato para a empreitada”, entre este ano e o próximo, para uma intervenção em 32 quilómetros até à capital de distrito.

Assim, os encargos orçamentais serão divididos com 1,5 milhões de euros ainda este ano e o restante, 22,5 milhões, em 2025.

Em janeiro, o município de Vinhais tinha anunciado um reforço da verba alocada ao projeto, depois de uma assinatura de adendas aos contratos entre IP, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) e os beneficiários finais, que teve lugar em Castelo Branco.

O valor total do financiamento da ligação Vinhais/Bragança ficou nos 36.646.200,76 euros, sendo anteriormente de 31 milhões de euros.

Segundo explicou no início do ano a câmara vinhaense, a obra “visa a requalificação da via existente, com retificação de algumas curvas e a construção de pequenas variantes (como a Variante a Vila Verde, com uma extensão de 4km) correspondendo a 16% de via nova no total da intervenção”.

Contactada pela agência Lusa, a IP sublinhou que, com a EMRP, assinaram no início de janeiro, o reforço ao contrato de financiamento para o Investimento PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “Ligações Transfronteiriças EN103 Vinhais / Bragança”, nos termos do qual o montante global de financiamento para este projeto, passou a ser de 36,6 milhões de euros.

No entanto, esta requalificação cuja autorização de despesa plurianual foi agora autorizada diz respeito apenas à primeira fase do projeto, com intervenções entre os quilómetros 228 e 260,400 da estrada e que vai custar 24 milhões de euros.

“A segunda fase corresponde à construção da Variante de Vila Verde, cujo projeto de execução está a ser concluído, devendo a respetiva empreitada ser lançada logo que reunidas as condições necessárias”, rematou a IP em resposta escrita.

TYR // LIL
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário