Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Feira do Fumeiro de Vinhais começou ontem e são esperados 80 mil visitantes até domingo

 Começou ontem mais uma edição da Feira do Fumeiro de Vinhais


80 produtores de enchido, metade do concelho, marcam presença no certame que decorre até domingo.

A expectativa é alta para os próximos três dias. “Eu acho que vai correr bem, corre sempre bem. O que é bom está sempre bem vendido. Já temos quase tudo vendido”, disse Sílvia Santos, produtora do Penso, Vinhais.

Além dos produtores do concelho, o certame conta ainda com comerciantes do distrito de Vila Real. É caso de Carina Rodrigues, de Valpaços. “Isto é uma enorme feira, vimos aqui porque gostamos. Depende dos anos, mas costumamos vender praticamente tudo que trazemos”, referiu a comerciante.

O certame acaba de começar e já há turistas a visitar Vinhais para comprar aquele que dizem ser o melhor fumeiro da região. Foi o caso de Armindo Rocha, de Aveiro, que veio à Feira do Fumeiro pela primeira vez. “Vim atrás dos chouriços, das alheiras e dos butelos. Esta produção está boa, eu gostei. E vou experimentar a alheira de Vinhais, que nunca comi”, disse.

Este ano, o município acredita que o número de vendas e visitantes vai ser ultrapassado, até porque a Alheira de Vinhais foi considerada o melhor enchido do mundo. “O facto de ter tido a distinção que teve, como melhor enchido do mundo, é claro que é um factor de atracção especial ao nível da procura”, referiu o presidente da câmara, Luís Fernandes, acrescentando que espera receber entre “80 a 90 mil pessoas” ao longo do certame.

Na inauguração da feira, ontem à tarde, o autarca aproveitou para pedir mais apoios para os agricultores, uma vez que a agricultura é o sector mais importante do concelho. “Não estamos só a falar em apoios financeiros, poderá haver outros apoios, apoios técnicos, apoios ao nível dos seguros para as colheitas, tem que haver apoios diferenciados e tendo o sector a importância que tem para o concelho teremos que ter essa atenção”, frisou.

A Feira do Fumeiro de Vinhais vai já na quadragésima quarta edição. Começou esta quinta-feira e decorre até domingo. Além da venda de enchido e produtos regionais, também não faltarão as habituais Jornadas Técnicas e os concursos de salpicão e porco bísaro, demonstrações culinárias e chegas de touros. Sexta-feira à noite, Os Quatro e Meia sobem a palco para animar Vinhais e no sábado é a vez dos Calema.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário