Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Nuno Fernandes quer aproximar sociedade civil do Aero Clube de Bragança no seu último mandato

 Nuno Fernandes foi eleito para o terceiro e último mandato na presidência do Aero Clube de Bragança


Depois de seis anos à frente do aeroclube, o presidente quer, nos próximos três anos, remodelar o actual bar do aeródromo municipal, de forma a criar um espaço mais moderno e funcional para a realização de pequenos encontros temáticos. Outra das grandes pretensões é também estreitar a relação entre o aeroclube e a sociedade civil. “Queremos engradecer ainda mais o aeroclube. Temo-lo muito ligado à parte aeronáutica e então aquilo que queremos é recuperar um bocadinho a sociedade civil, queremos trazer mais gente, nossa, ao aeródromo. Para isso, temos agora novos elementos, menos ligados à aeronáutica, que pensam menos em aviões, pensam mais na sociedade civil. Estamos à espera de receber deles algumas estratégias. Uma já sabemos: queremos criar um espaço no aeródromo que seja convidativo para toda a gente, que possa ali passar fins-de-semana, com a família. Estamos a pensar também noutros eventos que podem vir a ocorrer”.

Nuno Fernandes recuperou o Raid Ibérico, uma iniciativa que estava adormecida. Além disso, foi também quando este assumiu a presidência do aeroclube brigantino que se criou o Careto Airshow, um festival aéreo que tem trazido, anualmente, a Bragança vários pilotos e entusiastas, bem como vários curiosos que se juntam, no aeródromo, para assistir a exibições aéreas. “Quando comecei no mundo da aviação, fui a alguns espectáculos e dizia ‘isto em Bragança era fenomenal’. Em conjunto com a minha equipa, decidimos então fazer um evento diferente. Pusemos-lhe um nome que tem a ver com a região, Careto Airshow, e acabamos por fazer este festival que, hoje, é já uma referência internacional. Claro que me orgulho muito de o ter feito. Além disso, o Raid Ibérico estava desligado de Bragança, tendo sido criado, há mais de 20 anos, pelo aeroclube e foi preciso recuperá-lo. São os dois grandes eventos do aeroclube”.

Desde que Nuno Fernandes assumiu a presidência do Aero Clube de Bragança muita gente tem voado e conhecido o território a partir do céu. Estes voos são solidários e o seu custo reverte a favor de instituições. O aeroclube já apoiou várias, em Bragança, nomeadamente a Cruz Vermelha, com cinco mil euros. “Os voos solidários são para continuar. Aquilo que nos alegra também é levar a voar pessoas que, de outra forma, não conseguiriam. É muito satisfatório, para nós, ver a cara das pessoas, lá em cima, no ar, a voar. Já conseguimos, nos últimos seis anos, levar mais de 750 pessoas a voar. Ainda queremos levar mais. Gostávamos de passar as mil. Além disso, s voos solidários são também um atractivo turístico. Há muita gente que vem a Bragança para voar e depois acaba por ficar um fim-de-semana ou, pelo menos, dormir cá uma noite, comer nos nossos restaurantes”.

Nuno Fernandes está na direcção do Aero Clube de Bragança desde 2017. Agora, foi reeleito para o terceiro e último mandato, sendo que foi o único que se apresentou a eleições. A lista manteve-se com pequenas alterações. Os novos elementos nada têm a ver com a atividade aeronáutica. É uma estratégia para abrir e aproximar o aeroclube da sociedade civil.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário