Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

StartUp Portugal apoio com 30 mil euros 11 empresas de Bragança

 Onze startup’s do distrito de Bragança foram contempladas com um apoio financeiro, para as áreas verdes e digitais, no âmbito dos Vouchers para Startups, da Startup Portugal


Cada empresa foi contemplada com 30 mil euros para agora desenvolver os seus projectos candidatados.

A BBotix, dedicada ao desenvolvimento de ferramentas para o ensino de robótica a crianças, foi uma das empresas que viu a candidatura aprovada. Alexandre Costa está à frente da empresa e diz que este financiamento é muito importante. “Como utilizamos muito filamentos para prototipação dos modelos que fazemos, estamos a montar uma extrusora, de baixo custo, que tem o potencial, não só de utilização dentro do nosso projecto, mas que também possa ser desenvolvida dentro das escolas. Fomos contemplados com 30 mil euros. Cobrem basicamente o desenvolvimento do equipamento, a compra de material para o construir e o pagamento do pessoal que esta a trabalhar no desenvolvimento. Nós começamos o desenvolvimento do projecto antes de receber o valor. Já acreditávamos no projecto antes de ver a candidatura aprovada. Mas é dinheiro importante”.

A Cabana Trivial foi outra das empresas contempladas. Sara Guimarães é a representante comercial da startup, vocacionada na promoção imobiliária, focada na inovação, automatização de processos e sustentabilidade de habitações. O dinheiro servirá para desenvolver um projecto no qual já andam a trabalhar. “Quanto ao desenvolvimento deste projecto, o Trivial Simulatior, que se encontra na sua fase inicial, já temos trabalhado com empresas do sector da inteligência artificial e tecnologia, para desenvolver a ferramenta. Este financiamento é bastante importante e ajuda a impulsionar muito estas ideias porque muitas das vezes estas ideias existem mas há receio de avançar, tendo em conta o risco e investimento necessário. Agora, temos aqui um financiamento que podemos utilizar para desenvolver a ideia e que, de outra forma, não conseguriamos”.

Fernando Fraga, da Startup Portugal, uma associação sem fins lucrativos que ajuda a pensar, desenvolver e implementar estratégias para o empreendedorismo, diz que este financiamento é vital para várias empresas. “Estes vouchers não têm que ser para empresas novas. É para novos produtos verdes e digitais. Não tem que ser para empresas que sem isto não conseguiriam desenvolver o projecto. Mas é evidente que, muitas das vezes, o que altera, um financiamento destes, é uma empresa conseguir desenvolver um produto agora ou só daqui a uns anos”.

Sete das onze empresas apoiadas no distrito são da cidade de Bragança. Os resultados da primeira fase do projecto foram apresentados ontem, no Brigantia Ecopark. A segunda fase tem agora as candidaturas e análise.

A nível nacional foram apresentadas 1500 candidaturas. Metade dessas foram aprovadas e recebem financiamento.

Esta é uma medida cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário