Número total de visualizações do Blogue

9142307

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Proteção Civil preparou presidentes de junta para incêndios mais violentos e mais devastadores

 Os presidentes das juntas de freguesia também olham para estas sessões com bons olhos


“Fruto das alterações climáticas os incêndios são, de ano para ano, mais violentos, mais devastadores e mais rápidos fazendo com que as condições de combate se degradem”, vincou o Comandante Distrital da Proteção Civil de Bragança, Noel Afonso, durante uma sessão de esclarecimentos dirigida aos presidentes de juntas, quarta-feira.

O objetivo destas sessões é preparar os presidentes das autarquias locais para situações de emergência, como os incêndios, conforme explicou Noel Afonso. “Estas ações de sensibilização são feitas por forma a abranger todos os assuntos e todas as dúvidas que possam surgir, que vão desde uso de maquinaria em dias de risco de incêndio muito elevado, autoproteção, a limpeza das habitações. Ao estarmos a capacitar os presidentes de junta estamos a chegar a toda a população e malha que nos importa mais, que são os cidadãos”, frisou.

O Comandante Distrital da Proteção Civil de Bragança destacou ainda o interesse das pessoas em receber estes conhecimentos.

Os presidentes das juntas de freguesia também olham para estas sessões com bons olhos. Luís Carvalho, presidente da freguesia de Alfaião, acredita que é a eles a quem a população deve recorrer quando tem dúvidas. “Só obtendo este conhecimento é que conseguimos chegar à nossa população. É sempre muito melhor quando o presidente de junta aborda a população e explica em termo simples o que é que podem ou não fazer nesses dias de risco elevado”, disse.

Uma opinião partilhada por Telmo Afonso, presidente da União das freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo. “É extremamente importante, porque na junta de freguesia recebemos muitas pessoas a perguntar como podem assinalar as queimas ou as queimadas e nós indicamos e muitas vezes até fazemos esse reporte online. Além disso, a população recorre à junta de freguesia a solicitar esclarecimentos”, contou.

A iniciativa aconteceu quarta-feira. Foi organizada pela Câmara Municipal de Bragança e contou com a presença da proteção civil, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), assim como dos bombeiros e da GNR.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário