Bemposta, no concelho de Mogadouro, recebe, amanhã, o V Encontro Internacional de Rituais Ancestrais, que conta com um desfile, onde participarão mais de 70 grupos nacionais e internacionais, nomeadamente de Espanha, Itália, Bulgária, Roménia e México.
A organização está a cargo da Associação Maschocalheiro e a presidente da entidade, Amélia Folgado, esclareceu que se esperam milhares de pessoas na aldeia. “Os nossos emigrantes vêm praticamente todos, alguns vêm de avião, carro, de Espanha, França, Suíça, já temos famílias da Alemanha que não querem perder o nosso evento. Vêm também visitantes de muitos lados”, adiantou.
O Encontro Internacional de Rituais Ancestrais é realizado desde 2019. A ideia é trazer visitantes à região. “Este encontro surgiu numa brincadeira, formar a associação para fazer um desfile de máscaras, para atrair pessoas à nossa aldeia, que está a ficar muito envelhecida e esquecida. Isto é para dizer ao Governo que nós também somos gente, pagamos os nossos impostos e que se lembrem também de nós. Com pouco dinheiro conseguimos fazer muito”, vincou.
Amanhã, às 10h, é inaugurado o Mercado dos Produtos Tradicionais, que contará com 60 expositores. Vai ser inaugurada uma exposição de fotografia, organizada pela Comissão de Moradores e Proprietários do Cardal do Douro, que retrata a quarta edição. À mesma hora arrancam as II Jornadas dos Encontros de Rituais Ancestrais, com a presença de académicos e especialistas na área.
O desfile começa às 14h30. À noite realiza-se um jantar comunitário, animado pela banda musical “Trouxa Mouxa”.
O evento é organizado pela Maschocalheiro - Associação de Bemposta, em colaboração com o município de Mogadouro, o Agrupamento Europeu de Cooperação Internacional Duero-Douro e a Junta de Freguesia de Bemposta.
Sem comentários:
Enviar um comentário