Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

CARRAZEDA DE ANSIÃES INAUGURA ESPAÇO DEDICADO AOS OFÍCIOS DO FERREIRO E DO FERRADOR

 Será no próximo dia 15 de junho, às 11h00, que a aldeia de Seixo de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães, acolhe a inauguração do Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador, um novo espaço inserido no Museu da Memória Rural.


Este núcleo tem como objetivo homenagear dois ofícios centenários que marcaram profundamente a vida nas comunidades rurais. Mais do que uma simples exposição, o espaço propõe uma verdadeira imersão no universo da metalurgia tradicional, destacando o papel essencial do ferro no desenvolvimento tecnológico e cultural da humanidade.

Entre os elementos em exibição encontram-se ferramentas de trabalho originais, objetos do quotidiano e recursos multimédia interativos, que ajudam a recriar fielmente o ambiente de uma oficina antiga. Um dos destaques é uma forja e um imponente fole restaurado, peça de relevante valor etnográfico, que assume protagonismo na narrativa expositiva.

Para além da vertente técnica, o núcleo aborda também o simbolismo ligado ao ferro e às ferraduras, explorando crenças populares, lendas e mitos que integram o imaginário coletivo das populações rurais.

A criação deste novo espaço reforça assim o compromisso do Museu da Memória Rural com a preservação e valorização do património imaterial e dos saberes tradicionais do concelho de Carrazeda de Ansiães.

A entrada será livre no dia da inauguração, ficando o convite aberto a todos os que queiram conhecer de forma mais detalhada esta herança cultural que foi forjada ao longo do tempo.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário