Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Carviçais com nova ameaça de instalação de unidade para tratar bagaço de azeitona

 Uma empresa transmontana, proprietária de um lagar de azeite no concelho de Torre de Moncorvo, quer construir tanques de evaporação, para compostagem de bagaço de azeitona a céu aberto, na freguesia de Carviçais, num terreno junto à estrada municipal que faz a ligação a Souto da Velha. Os tanques estão previstos para um terreno cerca de 1,5 quilómetros de cada uma daquelas duas aldeias.


Segundo o Mensageiro apurou, o projeto já deu entrada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), que está a pedir pareceres a outras entidades.

O objetivo da empresa é construir quatro tanques, cada um com três metros de profundidade, num terreno com 7,3 hectares localizado a 500 metros da Barragem de Vale de Ferreiros, principal fonte de abastecimento público à vila de Torre de Moncorvo. Junto ao terreno existe uma ribeira que é efluente dos Lagos do Sabor, considerada uma Bio-Região, para onde estão previstos vários projetos de lazer, como praias fluviais.

Os tanques de evaporação servirão para fazer a compostagem de bagaço, uma vez que o lagar labora mais de 10 mil toneladas de azeitona por ano, mas tem capacidade para mais.

O assunto foi levado à última reunião de câmara em Torre de Moncorvo, na passada sexta-feira, pelo vereador do Partido Socialista, Adriano Menino, que soube da intenção da empresa.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário