Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Em Izeda há cada vez mais casas fechadas mas o problema é da maioria das aldeias do distrito

 Perto de metade das casas da vila de Izeda, no concelho de Bragança, estão fechadas, devolutas ou degradadas. O número foi avançado ao Mensageiro pelo presidente da União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova que explica a situação pelo despovoamento que afeta a vila e a freguesia nas últimas décadas. “Trata-se de habitação privada, propriedade de pessoas que faleceram e os herdeiros vivem fora. Outros proprietários foram para lares de idosos e fecharam as casas. Não são propriamente casas abandonadas. Estão fechadas, mas têm dono”, referiu Rui Simão.


O problema do abandono da habitação não é exclusivo de Izeda, alastra a todo o distrito, principalmente às aldeias, mas também é bem visível nos centros históricos das vilas. A origem é sempre a mesma, cada vez há menos gente. “Algumas dessas casas estão em avançado estado de degradação, mas outras são boas e serviam para habitação, até para primeira habitação. Só estão fechadas porque os proprietários estão fora, morreram ou foram para lares de idosos”, lamentou o autarca que reconhece o decréscimo acentuado da população da freguesia de Izeda nos últimos anos. “Nos últimos 20 anos temos perdido muitos habitantes”, acrescentou.

Segundo os Censos de 2021 a freguesia de Izeda Calvelhe e Paradinha Nova tinha 851 habitantes, menos do que que a antiga freguesia de Izeda, em 2011, nessa altura contabilizava 1006 residentes.

A falta de gente interfere em muitas áreas, como na Educação. A Escola EB de Izeda no próximo ano não vai abrir a turma do 5º ano de escolaridade. “Só há dois alunos, nem era bom para os jovens nem para os professores. Terão que ir para Bragança”, afirmou Rui Simão.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESA OU ONLINE EM PDF

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário