Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Marcha Luso-Espanhola pela A – 11

No dia 27 de Março, decorreu, sob o tema “Rasgar Fronteiras, Unir os Povos”, a Marcha Luso-Espanhola reivindicativa da construção da Auto-Estrada A-11 Zamora / Quintanilha, organizada pela Câmara Municipal de Bragança e pela Mancomunidade “Terras de Aliste”, que teve como objectivo sensibilizar o Governo espanhol para a importância desta via estruturante, essencial ao desenvolvimento sócio-económico desta região fronteiriça.

Na iniciativa participaram cerca de 300 cidadãos anónimos, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, e os restantes elementos do Executivo e alguns Presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho de Bragança, o Presidente da Diputación de Zamora, D. Fernando Maíllo, a Alcaldesa de Zamora, D. Rosa Valdeón, e Alcaldes, deputados e senadores da Província de Zamora (Espanha), que, depois de percorrerem mais de dez quilómetros a pé, sob condições climatéricas instáveis, se encontraram na antiga Ponte Internacional sobre o rio Maçãs.
No final, foi subscrito um manifesto, a ser enviado ao Presidente do Governo de Espanha e ao Primeiro-Ministro Português, em que é peticionado o seguinte:
- Que o Governo de Espanha considere o interesse internacional da Auto-estrada A-11, desde Zamora até à Fronteira com Portugal, visto integrar a Rede Europeia de Auto-estradas (E82)
- Que o Governo de Espanha dê prioridade à construção desta Auto-estrada dentro dos Planos de Infra-estruturas do Ministério de Fomento;
- Que a construção da Auto-estrada A-11 se inclua, sem escusas, na ordem do dia dos assuntos urgentes a tratar na próxima Cimeira Ibérica para que, durante o ano de 2011, se licitem e se adjudiquem os quatro lanços do traçado da Auto-estrada A-11 pela província de Zamora.
- Que o Governo de Portugal isente de pagamento de portagens a utilização da Auto-estrada Transmontana A4, entre Vila Real/Bragança/fronteira de Quintanilha, considerando que estamos em territórios muito fragilizados economicamente, necessitando de medidas de excepção até melhorarem os indicadores socioeconómicos.
Recorde-se que os participantes da Marcha Luso-Espanhola partiram de Rio Frio (Portugal) e de Alcañices (Espanha) até se encontrarem na antiga fronteira.
Pode ler o Manifesto em: http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=38506&noticiaId=46427&pastaNoticiasReqId=45209

Sem comentários:

Enviar um comentário