Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Emigrantes constroem campo de jogos tradicionais em aldeia


Um grupo de emigrantes da aldeia de Parada, no concelho de Bragança, decidiu investir no embelezamento da terra natal. Um dos espaços públicos da freguesia que se encontrava ao abandono foi transformado num espaço de lazer e de jogos tradicionais, que foi inaugurado domingo. Germano Pereira, emigrado em França, foi o mentor desta obra, que levou muitos dias de trabalho. O benfeitor realça que este espaço foi requalificado para tornar a aldeia mais atractiva para a população.“A iniciativa e os trabalhos fui eu sozinho e no resto contei com mais colegas emigrantes. Vivo aqui perto, já tinha recuperado a minha parte e depois faltava esta parte que eram terrenos públicos, contei com o apoio da Junta de Freguesia e levei esta obra até ao fim”, conta o emigrante. 
A Junta de Freguesia cedeu o terreno para os populares poderem executar a obra, que custou cerca de 6 mil euros. O presidente da Junta de Parada, Norberto Costa, afirma que em tempo de crise o desenvolvimento das freguesias depende da boa vontade da população.“Há poucos parques para as crianças e para os emigrantes. Eles lá estão habituados a jogar a petanca e aqui não havia nada disso, então estes emigrantes decidiram fazer esta obra, que é uma coisa muito boa para aldeia. Era bom que houvesse mais pessoas a fazer iniciativas destas, nós estamos sempre disponíveis para colaborar. Não temos dinheiro, porque os recursos são escassos e temos muita coisa para fazer”, salienta o presidente da Junta. 
Germano Pereira tem amor à terra e garante que vai continuar a investir na melhoria da aldeia. O próximo passo será a requalificação do espaço exterior e a colocação de iluminação na capela de Santa Teresinha, mesmo ao lado do espaço de lazer que foi inaugurado.
Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário