Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Guia de bolso identifica 101 cogumelos da Terra Fria


Acaba de ser lançado um guia de bolso com mais de 100 variedades de cogumelos silvestres, que podem ser encontradas na Terra Fria transmontana.
A elaboração deste manual insere-se num projecto promovido pela Corane- a Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, financiado por fundos comunitários.
O autor do guia é Juan Sanckez, do Instituto de Restauração e Meio Ambiente, em Espanha, que garante que estão aqui identificados todos os cogumelos que se encontram na região.
“Se é comestível e é importante está aqui. Se é tóxico também está aqui. Este livro não classifica cogumelos raros, só classifica aqueles que se comercializam e os tóxicos. É um manual para principiantes”, alerta Juan Sanckez.
O presidente da Corane, Artur Nunes, não tem dúvidas que este guia é uma ferramenta útil, que pode ser consultada durante a apanha de cogumelos.
“Nós já lançámos no ano passado um livro mais completo que permite às pessoas terem conhecimento das espécies de cogumelos, para não terem problemas na apanha. Este ano, em função da formação que estamos a dar foi pedido para que se publicasse um livro de bolso para que as pessoas pudessem consultá-lo enquanto estão a apanhar cogumelos”, explica Artur Nunes.
A Corane a promover o lançamento de mais um guia que identifica as espécies de cogumelos da região, que pode ser consultado no campo.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário