A Câmara de Miranda do Douro promove pela primeira vez, entre quinta-feira e domingo, um certame dedicado à "famosa e típica" bola doce mirandesa, com a presença de 25 produtores, anunciou hoje fonte da autarquia.
A Festa da Bola Doce Mirandesa, que vai decorrer no largo do Castelo, surge numa altura em que se celebra o ano dedicado à agricultura familiar.
"A agricultura familiar tem uma forte componente na economia a familiar, principalmente numa altura em que há falta de emprego, sendo por isso necessário dinamizar os mercados de proximidade na produção de tipo de produtos de qualidade", frisou disse à Lusa a vereadora da autarquia de Miranda do Douro, Anabela Torrão.
Como elemento gastronómico característico, a Bola Doce Mirandesa, está tradicionalmente associada à Páscoa. Segundo os apreciadores, trata-se de um bolo muito doce, "mas envolvente", sobressaindo o sabor "intenso" da canela.
Contrariamente à maioria dos folares de Páscoa, a bola mirandesa "é um doce húmido".
A massa, igual à do pão, mas mais fina, é intercalada com camadas de açúcar e canela e o recheio também é feito em camadas.
O seu aspeto" tosco" esconde uma massa "fofa e húmida", graças ao recheio de açúcar e canela que desperta ao olhar dos apreciadores.
Dadas as suas características, a autarquia deu início o processo de registo da Bola Doce Mirandesa para que seja considerada um "produto genuíno" da região do Planalto Mirandês.
Como de se trata de uma festa em "Terras de Miranda", os visitantes poderão ainda ouvir falar o mirandês, ver as danças dos pauliteiros, ou escutar os tradicionais gaiteiros mirandeses.
FYP // JGJ
Lusa/fim
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário