O Município de Mirandela continua a dinamizar o Programa Rede Social, tendo constituído o Conselho Local de Ação Social (C.L.A.S.) do qual fazem parte 71 entidades públicas e privadas com e sem fins lucrativos.
O principal objetivo é combater a pobreza e exclusão social, criando através de um trabalho em parceria, todo um conjunto de instrumentos de planeamento social, de entre os quais o diagnóstico social e plano de desenvolvimento social para o triénio 2013/2015.
Neste último documento foram definidos 5 eixos de intervenção estratégicos na área da ação social do concelho, do qual se destaca o eixo dos Grupos Sociais Desfavorecidos, tendo como objetivo colmatar as situações de vulnerabilidade social através da operacionalização dos regulamentos municipais de apoios sociais.
Da avaliação feita ao plano de ação da rede social de 2013, e tendo em conta todos os instrumentos de apoios sociais das entidades parceiras, assim como o número de atendimentos sociais do setor da ação social da autarquia (ano de 2012: 869 / ano de 2013: 1482), constata-se um aumento significativo de atendimentos sociais, assim como um aumento dos apoios sociais atribuídos pela autarquia.
No ano de 2013, foram atribuídos 1067 apoios, abrangendo cerca de 238 famílias e 361 crianças e jovens ao nível de apoios no âmbito da ação social escolar. No que concerne à tipologia de apoios, verifica-se que as maiores necessidades surgem no âmbito da ação social escolar com a atribuição de 329 apoios para pagamentos de livros escolares; 327 apoios para pagamento de refeições escolares ambos ao nível do 1º ciclo do ensino básico; 23 apoios ao nível da isenção de pagamento de refeições escolares no pré-escolar e 9 isenções de pagamento de transporte escolar.
De seguida são os apoios ao nível dos medicamentos (160); pagamento de rendas de casa/ empréstimos à habitação (90) e 110 apoios ao nível das despesas domésticas (53 apoios para luz/ 35 para água/ 22 para gás). Foram ainda atribuídos 15 apoios não tipificados e 4 apoios para melhorias habitacionais. Destaca-se também o número de agregados familiares com pedidos para habitação social, estando registados 173 pedidos.
Surgem com muita frequência solicitações para apoio alimentar, sendo as mesmas encaminhadas para as respostas sociais: Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados atualmente denominada Fundo Europeu de Auxilio a Carenciados, cantinas sociais, banco solidário e Cruz Vermelha.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário