Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Bombeiros de Bragança com "guia de segurança" para combate a fogos florestais

O objectivo do dispositivo operacional de combate ao fogo "é redução da área ardida face as 2013".
Os bombeiros que integram o dispositivo de combate a incêndios florestais no distrito de Bragança receberam um "guia de segurança" que alerta para os perigos escondidos quando combatem incêndios florestais e evitar tragédias com as do ano passado.
Para além da distribuição desta "espécie de manual de sobrevivência", foi "reforçada" a formação e treino operacional dos soldados da paz do distrito de Bragança, nas áreas da segurança e protecção individual.
"A distribuição (...) tem como objectivo que cada bombeiro tenha consigo o guia de segurança no bolso para que vá relembrando e interiorizando os procedimentos de segurança a adaptar em caso de perigo iminente", disse à Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro, João Afonso.
O distrito de Bragança registou no ano passado a morte de dois bombeiros da cooperação de Miranda do Douro e ferimentos graves num terceiro quando no dia 1 de Agosto combatiam um incêndio em Cicouro (Miranda do Douro).
No que toca a dispositivo de combate a incêndios florestais o distrito de Bragança vai poder contar durante fase Bravo, que tem início na quinta-feira prolongando-se até ao final do mês de maio, com quatro equipas de combate a incêndios compostas por 26 elementos que serão apoiadas por seis veículos "Na época mais crítica de ocorrência de incêndios, que corresponde à fase Charlie (Julho, Agosto e Setembro), o distrito de Bragança vai contar com 40 equipas de combate inicial, compostas por um total de 208 bombeiros, bem como quatro autotanques que integram uma equipa de logística", apontou o comandante distrital.
No decurso da fase Charlie juntam-se aos 208 bombeiros, mais 265 elementos de diversos ramos da GNR e sapadores florestais do ICNF.
No que toca a meios aéreos, o distrito de Bragança foi reforçado com um helicóptero pesado "Kamov" que ficará baseado em Macedo de Cabeleiros, ao qual se juntam mais dois helicópteros de ataque inicial sedeados na serra de Nogueira (Bragança) e um outro em Alfândega da Fé. O objectivo do dispositivo operacional de combate ao fogo "é redução da área ardida face as 2013".
Em 2013, arderam mais de 21 mil hectares de floresta e mato no distrito de Bragança, região que registou igualmente o maior incêndio do ano que teve a sua ignição no concelho de Alfândega alastrando-se durante quatro dias aos concelhos vizinhos de Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.
O incêndio de Julho de 2013 consumiu uma área estimada em 14.912 hectares de terreno, dos quais 11.980 em espaços florestais e agrícolas, afectando localidades dos concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.
O concelho de Mogadouro "foi o mais afectado pelas chamas", tendo ardido 6.850 hectares de florestas e diversas culturas agrícolas.

in:publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário