Histórias infantis como “O capuchinho Vermelho” ou “Os três porquinhos” em que o lobo era o vilão da trama fazem parte do passado. Pelo menos para os alunos de 1º ciclo do Centro Escolar de Santa Maria, em Bragança que ontem representaram uma pequena peça de teatro baseada no livro “Dinis e o Lobo”.
Nesta história o lobo não come ninguém nem mete medo às crianças. Em vez disso, ajuda a salvar um menino, chamado Dinis, cujo avô é pastor e monta armadilhas para os lobos. Com a ajuda de Dinis, o pastor aprende que os lobos podem ser inofensivos e que devem ser preservados.
É esta a mensagem que os alunos do Centro Escolar de Santa Maria que ilustraram o livro “ Dinis e o Lobo” quiseram ontem passar aos alunos do Agrupamento de Escolas de Vinhais e a uma pastora.
Numa actividade desenvolvida pela CORANE, Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, as crianças deslocaram-se ao Parque Biológico de Vinhais e foram ao encontro de uma pastora que por ali perto pastoreia diariamente o seu rebanho. Chegados ao local dramatizaram a história do livro.
Depois de “Dinis e o Lobo”, os alunos estão já a preparar a edição de um segundo livro, com o apoio da CORANE, cujo título é “O covil do relâmpago”.
Estes livros surgem no âmbito do projecto de cooperação internacional “Wolf: Wild Life and Farmers” que terminou em Dezembro passado e que a CORANE quer continuar a desenvolver.
Uma iniciativa no âmbito do PACA-Programa de Aquisição de Competências e Animação, financiada através do Eixo III do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário