Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Plano para combater desertificação não convence autarcas da região

A aldeia de Palácios, no concelho de Bragança, acolheu, ontem, as comemorações nacionais do Dia Mundial do Combate à Desertificação. Aqui residem diariamente apenas cerca de 30 pessoas e o fenómeno do despovoamento e envelhecimento da população é bem visível.
Para contrariar a desertificação, o Governo acaba de lançar um plano a nível nacional.
Ontem, em Palácios, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, defendeu que a valorização da floresta é uma das medidas para combater a desertificação e espera que haja apoios comunitários para projectos nesta área.
Medidas que não convencem os autarcas da região. 
Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança e representante dos municípios da região Norte na Comissão Nacional de Coordenação do Combate à Desertificação, diz mesmo que o problema da desertificação só poderá ser travado com medidas específicas para as regiões que estão a ficar sem gente.
Também o presidente da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes lança duras críticas ao Governo. Américo Pereira diz mesmo que as políticas que estão a ser seguidas ainda agravam mais a desertificação.
Os números divulgados ontem nesta sessão dão conta de uma diminuição de mais de 40 por cento da população no distrito de Bragança nos últimos 60 anos.
Só nas aldeias do concelho de Bragança residiam em 1960 perto de 29 mil pessoas, passando para menos de metade, ou seja pouco mais de 12 mil, em 2011.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário