Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro apresentado em Torre de Moncorvo

No passado dia 30 de julho teve lugar na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo a apresentação do Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro.
Como anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo deu as boas-vindas a todos os presentes e referiu que “esta iniciativa também visa criar raízes e a dar a conhecer o território da CIMDOURO”. 

De seguida tomou a palavra o Presidente da CIMDOURO, Carlos Silva, que disse que os pilares fundamentais para o desenvolvimento do território são a cultura, a educação e o turismo. “O Douro é vastíssimo em património natural, mas também é muito grande em património arquitetónico e daí que o espaço escolhido para a apresentação deste grande projeto cultural seja este monumento com dimensão”, explicou Carlos Silva. Salientou ainda que com este festival se pretende “juntar a cultura musical com a cultura que os nossos antepassados nos deixaram, que é este todo este património que o Douro evidencia.” 

Já o programador, Rui Fernandes, explicou o porquê do nome do festival “oito mãos” porque todos os grupos são em formação de quarteto e “monumentos com música dentro” porque os concertos são realizados em património classificado ou de interesse municipal.” Este ano é a 4ª edição e aquela que é mais alargada porque são 19 municípios, 19 concertos e são 19 monumentos”, salientou. Quanto aos tipos de música que vão marcar o festival Rui Fernandes destaca “este ano vamos poder ver desde rock, blues, world music, jazz até à música erudita”, sendo que o tipo de concerto é adaptado ao monumento em que se insere.

Referiu ainda que “não temos conhecimento na Europa que haja um festival só de quartetos e só destacando o património, daí que nós tão rapidamente recebemos essa distinção pela entidade EFFE, que é uma espécie de garantia do festival.”

No decorrer da apresentação teve ainda lugar a cerimónia de assinatura do contrato para aquisição dos serviços destes espetáculos. O Festival Oito Mãos Monumentos com Música Dentro vai percorrer os 19 municípios da CIMDOURO, sendo que Torre de Moncorvo recebe no dia 5 de outubro um concerto do quarteto Portocello, na Igreja Matriz.

Nota de Imprensa - Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário