No passado dia 30 de julho teve lugar na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo a apresentação do Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro.
Como anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo deu as boas-vindas a todos os presentes e referiu que “esta iniciativa também visa criar raízes e a dar a conhecer o território da CIMDOURO”.
De seguida tomou a palavra o Presidente da CIMDOURO, Carlos Silva, que disse que os pilares fundamentais para o desenvolvimento do território são a cultura, a educação e o turismo. “O Douro é vastíssimo em património natural, mas também é muito grande em património arquitetónico e daí que o espaço escolhido para a apresentação deste grande projeto cultural seja este monumento com dimensão”, explicou Carlos Silva. Salientou ainda que com este festival se pretende “juntar a cultura musical com a cultura que os nossos antepassados nos deixaram, que é este todo este património que o Douro evidencia.”
Já o programador, Rui Fernandes, explicou o porquê do nome do festival “oito mãos” porque todos os grupos são em formação de quarteto e “monumentos com música dentro” porque os concertos são realizados em património classificado ou de interesse municipal.” Este ano é a 4ª edição e aquela que é mais alargada porque são 19 municípios, 19 concertos e são 19 monumentos”, salientou. Quanto aos tipos de música que vão marcar o festival Rui Fernandes destaca “este ano vamos poder ver desde rock, blues, world music, jazz até à música erudita”, sendo que o tipo de concerto é adaptado ao monumento em que se insere.
Referiu ainda que “não temos conhecimento na Europa que haja um festival só de quartetos e só destacando o património, daí que nós tão rapidamente recebemos essa distinção pela entidade EFFE, que é uma espécie de garantia do festival.”
No decorrer da apresentação teve ainda lugar a cerimónia de assinatura do contrato para aquisição dos serviços destes espetáculos. O Festival Oito Mãos Monumentos com Música Dentro vai percorrer os 19 municípios da CIMDOURO, sendo que Torre de Moncorvo recebe no dia 5 de outubro um concerto do quarteto Portocello, na Igreja Matriz.
Nota de Imprensa - Luciana Raimundo
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário