Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Igreja da Lavandeira foi reabilitada e é hoje apresentada ao público

A apresentação após intervenção de reabilitação na Igreja da Lavandeira, no concelho de Carrazeda de Ansiães, está agendada para hoje, segunda-feira, pelas 12 horas, com a celebração de uma Missa Solene, presidida por D. José Cordeiro, Bispo de Bragança - Miranda.
A intervenção na Igreja da Lavandeira está integrada no plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua e foi desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte, representado um investimento total de 308 Mil Euros. 

A empreitada foi concretizada tendo em conta dois eixos principais de atuação: a Conservação, Restauro e Valorização da Igreja; e a Valorização, Conservação e Restauro do Património Integrado. 

A Igreja de Santa Eufémia, situada na freguesia da Lavandeira, está classificada como imóvel de interesse público. É um templo seiscentista, de planta alongada antecedido por um alpendre suportado por 12 colunas toscanas. O seu portal de padieira recta está enquadrado por duas pilastras toscanas e é coroado por um frontão. A torre sineira foi adossada ao lado direito da fachada é composta por dois pisos. 

Mas o esplendor máximo deste espaço está no seu interior que foi ricamente decorado em estilo barroco. Conserva um tecto em falsa abóboda com caixotões pintados representando na nave cenas da vida de Cristo e da Virgem e na capela-mor uma Árvore de Jessé. 

A Direção Regional de Cultura do Norte é a entidade responsável pela coordenação e implementação do projeto de valorização do património nos municípios abrangidos pelo Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, que inclui um conjunto de monumentos previamente identificados entre esta entidade e os municípios envolvidos. 

Compete à Direção Regional de Cultura do Norte a elaboração dos projetos de intervenção, o lançamento das empreitadas e respetivo acompanhamento das obras.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário