O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, quer estar mais próximo das gentes da cidade. Quem o garante é o novo director, Amândio Felício. Apesar de ter tomado os destinos do museu há apenas dois meses, afirma que se têm feito actividades de forma a divulgar mais o espaço.
“Interessa-nos, acima de tudo, divulgar o espaço do museu como um espaço de lazer e de pertença da cidade. Temos tido um programa de concertos aos domingos que têm trazido um conjunto de grupos musicais bastante interessantes nesta lógica de entregar aquele espaço magnifico do jardim do museu à cidade e fazer com que esse seja um espaço de fruição das pessoas”, afirmou.
Amândio Felício fala ainda de um trabalho de continuidade mas afirma que é necessário fazer um trabalho de interpretação mais contemporâneo.
Quer que as exposições temporárias “possam ter um papel ligado àquilo que é uma interpretação mais contemporânea destas matérias, nomeadamente questões ligadas à etnografia”.
O director gostaria ainda que algumas peças do acervo do museu voltassem aos sítios onde foram recolhidas.
Pretende-se que este acervo possa ser potenciado, “não apenas a partir das exposições temporárias” mas também a partir “daquilo que possam ser circulações dessas peças por outros equipamentos culturais da região” em jeito de voltarem aos sítios onde foram recolhidas.
O museu abriu ao público em 1925 sob a direcção do Abade de Baçal. Actualmente as principais colecções que integram o acervo do museu são arqueologia, arte sacra, ourivesaria, etnografia e pintura.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário