sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Feira Internacional do Norte renovada para promover Caça, Pesca e Castanha

Bragança acolhe novo formato da Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca & Norcastanha de 1 a 4 de novembro, um evento de todos e para todos que este ano contará com o envolvimento de mais de 50 entidades e da comunidade local.


É a pensar nos amantes de caça e pesca, nos apreciadores das iguarias derivadas da castanha e no turismo e valorização económica da região que o Município de Bragança organiza, de 1 a 4 de novembro, a 17.ª Feira Internacional do Norte - Norcaça, Norpesca e Norcastanha, um certame com tradição e dimensão ibérica onde, ao longo dos quatro dias, será possível degustar a gastronomia de excelência da região e, em particular, os três produtos emblemáticos desta época na região: a caça, a pesca e a castanha. Além disso, este ano, com a particularidade de ser palco de diversas atividades diferenciadoras de edições anteriores, desde logo um concerto na noite de sábado (3 de novembro), às 22h30, com a fadista Cuca Roseta, e uma Gincana de Tratores agrícolas, no domingo à tarde, tornando este evento representativo, também, do meio rural. O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, preside à sessão de abertura, dia 1 de novembro, às 18h00, no NERBA, no alto da Av. das Cantarias, local onde se realiza o certame. 

Preparar o futuro 

 A iniciativa que dá a conhecer os produtos de caça, pesca e castanha pretende ser, igualmente, um momento de debate e reflexão sobre o futuro destes setores na região. No primeiro dia, quinta-feira, 1 de novembro, realiza-se o seminário “Norcaça/Norpesca “Potenciar a caça e Pesca na Região Transmontana. Será possível?”, no auditório do NERBA. Já no dia seguinte, sexta-feira, pelas 14h30, decorre o XI Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha subordinado ao tema “Castanheiro: o futuro sustentável”.

Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, afirma que “a caça, a pesca e a castanha são produtos muito importantes para Bragança. De notar que somos responsáveis por 85% da produção nacional de castanha. Desta produção, 70 a 80% destina-se a mercados externos. É um produto que representa um valor económico de 100 milhões de euros para a região e, naturalmente, com muita importância para o concelho. Somos a Capital da Castanha e esta iniciativa tem como objetivo promover, a nível nacional e internacional, não só este recurso tão valioso, mas também a caça e a pesca, dois setores com dimensão considerável na nossa economia.” Refere ainda o autarca que “a par da promoção destes produtos é fundamental acompanhar os novos desafios que se colocam a estas áreas e, portanto, a Feira Internacional do Norte, tem também como objetivo reunir, em Bragança, agentes do setor para que seja possível refletir sobre o futuro sustentável desta economia.” 

Atividades permanentes 


São 4 dias dedicados à gastronomia e a algumas atividades do setor primário, mas também com muita animação e atividades culturais. Para os mais pequenos (crianças dos 3-10 anos) haverá, em permanência, um espaço de animação infantil, com diversos equipamentos de diversão e com vigilância.

Os mais crescidos e adeptos de um bom desafio terão a Parede de Escalada, no sábado e domingo, das 10h/16H, onde poderão pôr à prova a sua resistência. Esta atividade terá o acompanhamento do Exército. Para apreciadores de falcões e outras aves de rapina, será possível visitar a exposição e assistir a demonstrações de cetraria (11h30, 14h30, 16h30, 18h30, 20h30, 22h00).  Haverá  também exposições de elementos escultóricos alusivos ao evento (elaborados por instituições locais), pintura, fotografia e quadras de S. Martinho, patentes durante todos os dias do certame. 

A componente ambiental não fica fora do programa, havendo um espaço de educação ambiental, onde se realizarão workshops para ensinar a fazer a compostagem doméstica e, ainda, um Teatro de Rua, que explica como deve ser feita a separação seletiva do lixo. 

Animação para todos 

A par das atividades permanentes, a 17.ª Feira Internacional do Norte tem um programa completo e com iniciativas diversificadas durante os quatro dias de exposição. De destacar a presença e participação na passagem de modelos do manequim internacional André Costa (sexta-feira, dia 2 de novembro, às 22h30), um modelo profissional que nasceu em Bragança e que já desfilou para grandes criadores, como Giorgio Armani e Dolce & Gabbana, tendo também protagonizado editoriais de moda em prestigiadas revistas e participado nos videoclipes de Jennifer Lopez, Ricky Martin e Paulina Rubio. Destaque, ainda, para o concerto com a fadista Cuca Roseta (sábado, 3 de novembro, às 22h30). 

Para quem gosta de desporto e contacto com a natureza, a organização propõe a Maratona Ibérica da Castanha em BTT, que conta com 500 inscritos oriundos de várias localidades de Portugal e Espanha, a caminhada solidária pedestre “Por entre os Soutos”, cujas inscrições revertem integralmente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação de Bragança, e o passeio micológico acompanhado por um guia especializado, no domingo, 4 de novembro. Todas as atividades terão inicio no recinto exterior do NERBA, às 09h00.

No período da tarde será apresentado o livro “Romanceiro da Castanha” de Jorge Lage e entregues os prémios relativos aos concursos de Quadras Populares de S. Martinho, Pintura, Fotografia, Pesca, Sto. Huberto e Avaliação de Cães de Caça. Domingo será, também, dia de Gincana de Tratores, onde alguns brigantinos colocaram à prova a sua destreza ao volante das máquinas agrícolas. Além disso, o último dia do programa conta com demonstrações de falcoaria, concursos de doces de castanhas e a demonstração de apanha mecânica da castanha. 

Semana Gastronómica 


Caça, Pesca & Castanha Já a partir do dia 27 de outubro e até dia 4 de novembro, decorre a Semana Gastronómica com o apoio dos restaurantes locais (14) que se associam à divulgação da castanha, pesca e caça, privilegiando nas suas ementas pratos confecionados com estes produtos. 

Um certame solidário 

Este é um evento socialmente responsável, pelo que no decorrer da feira algumas das iniciativas são solidárias e os donativos reverterão para instituições locais, como o caso da Caminha Solidário, onde os lucros revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação de Bragança, e o Circuito de Trator Infantil, cujas receitas revertem a favor da Obra Kolipng.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário