Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

MAGUSTÃO DA FAMÍLIA DO TIO JOÃO (PELO SEXTO ANO CONSECUTIVO NA RURALCASTANEA, EM VINHAIS)

Olá ilustres leitores da nossa página.

Já se lavaram os cestos, por conseguinte as vindimas já estão findas. O vinho, esse, já ferve nas pipas ou nas cubas, pois já muita gente da nossa região utiliza cubas de inox, embora ainda haja quem continue a preferir as tradicionais pipas. Estamos, portanto, na altura de fazer a água-ardente, aproveitando bem o lume do pote para assar as sardinhas e as batatas no borralho. Também já há quem ande de volta das sementeiras, mas do que todos estão à espera é das castanhas que, com a ajuda da ‘ponta de uma unha’ do furacão Leslie, começaram a cair a conta-gotas, obrigando a deslocações diárias aos soutos para ver como está o “pinga, pinga”.

Quero deixar aqui um alerta aos nossos tractoristas porque os acidentes não acontecem só aos outros. Não facilitem e utilizem sempre o arco de Santo António porque ficam mais protegidos.

No dia 17 de Outubro, a Rádio Brigantia festejou 32 anos, com uma emissão especial, em directo do Café Lisboa, em Bragança, que serviu também para eu recordar o meu baptismo em rádio, pois nunca me passaria pela cabeça vir a fazer da rádio a minha vida. De início comecei como moço de recados, mas em breve já estava a fazer um programa na rádio, de discos pedidos, com o nome de Clube FM, onde me tornei conhecido como Amândio Lopes, o único animador gago da rádio em Portugal.

No nosso programa o que é anunciado nunca passa despercebido. A dar razão ao que digo e ao provérbio “quem tem tenda que a atenda, senão que a venda”, o tio Alcino, de Alfaião, que já não se sente com forças para continuar a pastorear as suas ovelhas, pediu-me para divulgar que tinha 100 ovelhas para vender e se há quem queira vender, também há sempre quem queira comprar. Isto é serviço de utilidade pública.

De parabéns estiveram Felisberto (70), de Zebras (Valpaços); os irmãos Rui (43) e Rogério (41), filhos da tia Dalma Reis, de Bragança; Carlos Alberto (29), de Rio Frio (Bragança); Delmino Ferreira (55), de Grijó (Bragança); Ludovina (63), de Outeiro (Bragança) e Júlio Meirinhos (61), de Grijó (Bragança).

Que para o ano lhes continuemos a festejar a vida.

E agora vamos ao Magustão!...

Foi em Vinhais, mais uma vez na RuralCastanea, que foi instalada a fábrica de fazer amigos pois, pelo sexto ano consecutivo estivemos a dar muita vida a este certame.

Embora a feira tivesse sido idêntica às dos últimos anos, sentimos que houve mais família envolvida no Magustão, talvez pela curiosidade de conhecerem as novas caras da família, como é o caso do nosso primo Marco, de Estorãos (Valpaços) e da avó Laurinda, que este ano foram os reis dos beijinhos e dos abraços. Tivemos também a presença dos nossos amigos de Tabuaço (Viseu), que nos surpreenderam com um autocarro e encheram completamente um restaurante da vila. De facto, soubemos que todos os restaurantes estiveram cheios, apesar de muita gente ter levado merenda para compartilhar.

O palco esteve sempre repleto com os artistas do povo, nomeadamente o Zé Miguel, de 14 anos e o tio Póvoa, de Tinhela (Valpaços), o tio Agostinho de Vila Boa (Bragança), o tio Cassiano, de Carviçais (Torre de Moncorvo), o João, de 15 anos e a Letícia, de 13 anos, do Pópulo (Alijó), o tio Delmino Vaz, de Grijó (Bragança), o tio Neca Gaiteiro, de Romariz (Vinhais), o tio Luís Modinhas, da Paradinha (Bragança), a tia Aninhas Sernadela, de Bragança, as Concertinas Brigantinas, Francisco Cubo, que animou o baile com o seu órgão e acordeão e o tio Chedre, de Nunes (Vinhais), que além de tocar a sua concertina, voltou a vencer o concurso do “Comilão das Castanhas”, pelo terceiro ano consecutivo.

E este foi mais um antibiótico para o nosso povo que se fartou de dançar e já está à espera da próxima festa.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário