sexta-feira, 12 de outubro de 2018

O distrito de Bragança tem 13.300 doentes diagnosticados com diabetes

A diabetes está a afectar cada vez mais pessoas e mais cedo. Esta é uma das conclusões da terceira edição das Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano que começaram ontem em Macedo de Cavaleiros para debater e trocar conhecimentos entre vários profissionais de saúde.
Só no distrito de Bragança, são conhecidos 13 300 doentes com os dois tipos de diabetes. Os números são preocupantes de acordo com Raúl Sousa, coordenador da unidade funcional da diabetes da Unidade Local de Saúde Nordeste: “o distrito de Bragança tem conhecidos 13 300 doentes com diabetes tipo 1 e 2. Isto vai dar uma prevalência de 10.15%, que é superior à média nacional”.

A prevenção da doença e a detecção precocemente são os objectivos da 3º edição destas jornadas, como adianta do médico: “dada às complicações que a própria doença traz e os seus custos quer aos familiares ou sociais temos que falar de diabetes que é uma doença que está aumentar exponencialmente, todos os anos, na população. É possível mudar hábitos de vida com a conjugação de três factores como a alimentação, a medicação e a actividade física que tem um papel preponderante no tratamento. Mas sobretudo, temos que mudar esta realidade fazendo uma prevenção precoce de modo a diminuir essa prevalência, mas também fazer a ligação entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares.

Ontem, os 220 profissionais de saúde e participantes debateram a diabetes tipo 1 e a sexualidade nas pessoas que a doença afecta. As jornadas continuam hoje com a análise da relação entre a doença e o risco cardiovascular, a cegueira e a actividade física.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário