sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Caça precisa de ser fomentada e fiscalizada segundo Álvaro Barreira

Álvaro Barreira é natural de Salgueiro, no concelho de Vinhais. “No sangue corre-lhe natureza, floresta e caça”. Tem agora 83 anos.
a opinião de Álvaro Barreira a caça precisa de ser fomentada e fiscalizada. O engenheiro e antigo administrador dos serviços florestais de Bragança e ex- chefe da Divisão da Caça e da Pesca em Trás-os-Montes defende que neste momento não existe no terreno fiscalização nem a dinamização deste sector tão importante para a região: “A caça vinga com duas acções, uma de fomento e outra de fiscalização e nem uma coisa nem outra neste momento existem. Havia um controlo muito rigoroso, na minha altura. Imagine uma brigada que saísse tinha que fazer um plano prévio, com o detalhe para onde ia, a que horas saía e no final tinha que fazer uma menção do que foi vistoriado, assim como o relatório do que foi fiscalizado. Cada equipa levava um rádio e a qualquer altura podiam ser contactados. Havia produção de perdizes, captura de coelhos. Neste momento, não existe nada…”.

No âmbito da gestão e ordenamento florestal Álvaro Barreira defende que é preciso uma vigilância mais apertada e conta como esta era realizada quando era administrador dos serviços florestais: “Existe um vazio agora. Naquela altura havia postos de vigia que cobriam todas as áreas. Havia três postos de vigia, ligados permanentemente e ligados às Casas dos Guardas, e no Verão havia um reforço no posto de vigia da Serra da Nogueira que cobria tudo e estava permanentemente em vigilância. Além disso, montei uma brigada contra incêndios, constituída por 22 homens e um guarda, equipados com uma viatura própria que dormiam num quartel na Cova da Lua, com ligação telefónica à própria administração florestal. Portanto, sempre que havia um incêndio havia controlo das horas do início do foco, onde foi localizado e como foi feito o combate e o seu resultado. Essa brigada tinha um controlo muito rigoroso e tinha sempre um administrativo na sede.”

Álvaro Barreira é natural de Salgueiro, no concelho de Vinhais e a sua vida profissional esteve sempre ligada à gestão florestal no distrito de Bragança e no mundo da caça. A Rádio Brigantia fez uma entrevista alargada que pode ouvir hoje na íntegra depois do noticiário das 5 da tarde.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário