Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de abril de 2024

Edifício da Associação dos Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses já tem obra concluída

 Já está concluída a obra da parte exterior do edifício da Associação de Socorros Mútuos de Macedo de Cavaleiros, que fica em pleno centro da cidade, e que se espera que venha a ser convertido num espaço intergeracional


A obra foi concretizada com fundos próprios da associação, refere o presidente, António Choupina. “Pusemos o telhado, fizemos a recuperação das paredes e repusemos a fachada original do prédio. Ele tinha duas montras e agora apareceram quatro portas, tal como o original. O prédio está completamente fechado em termos do seu exterior”.

A associação surgiu em 1908, por um grupo de artesãos, com a função de ajudar a população em questões sociais, que na década de 70 acabaram por ser assumidas pelo Estado Central, o que levou à sua inatividade. Está agora a renascer e a dar os primeiros passos para voltar ao ativo. António Choupina espera que até ao verão haja novidades. “No dia de São José, que é o nosso patrono, acabamos por nos juntar cerca de 35 pessoas, sendo que isto começou com 12. Dá para notar um incremento. A partir de agora, e tendo em conta esta refundação da associação, estarão em cima da mesa os passos seguintes. Um deles é a legalização perante a tutela”.

A direção da associação quer voltar a ter um papel mutualista.

A Associação de Socorros Mútuos de Macedo de Cavaleiros celebrou 115 anos em 2023.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário