Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Freixo de Espada à Cinta não será penalizado por falta de revisão do PDM

 O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta afirmou hoje que o município não será penalizado quanto à revisão do Plano Diretor Municipal, porque nos últimos dois anos foi feito um trabalho exaustivo para tal acontecer.


“Freixo de Espada à Cinta não será penalizado em matéria de revisão do PDM, porque a revisão do documento está dentro da lei e dos prazos estabelecidos devido ao esforço da atual equipa técnica que conduz o processo, sendo um trabalho que já deveria ter sido executado há oito anos e agora feito em tempo recorde”, explicou à Lusa Nuno Ferreira.

O autarca socialista do distrito de Bragança acrescentou ainda que este documento estava incompleto, apontado o dedo ao anterior executivo, liderado pela social-democrata Maria do Céu Quintas, “que pouco ou nada fez em matéria de revisão do PDM”.

Nuno Ferreira indicou que está agendada uma primeira e única reunião para o dia 10 de julho, em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), para acertar pormenores para que o concelho de Freixo de Espada à Cinta não seja penalizado no que diz respeito a candidaturas a fundos europeus devido à falta de revisão do PDM.

O Ministério da Coesão, que é citado na edição de hoje do jornal Público, indica que há 17 municípios que “não realizaram, têm agendado a primeira reunião da comissão consultiva ou conferência procedimental para a revisão do PDM”.

Nesta lista consta, entre outros municípios, o de Freixo de Espada à Cinta, afirmado o autarca local que a inclusão do seu concelho nesta lista “não corresponde à realidade”.

Segundo o jornal Público, as câmaras em causa são: Almeida, Castro Daire, Fornos de Algodres, Idanha-a-Nova, Santa Comba Dão, Sertã, Vouzela, Albufeira, Aljezur, Castro Marim, Portimão, São Brás de Alportel, Freixo de Espada à Cinta, Régua, Moimenta da Beira, Tabuaço e Gavião.

Segundo o jornal, estas autarquias só perdem o acesso a candidatura a fundos se se comprovar que o processo não arrancou “por facto imputável ao município”, como estabelece o decreto que foi aprovado em Conselho de Ministros, ainda no governo PS, em 21 de dezembro de 2023.

FYP // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário