A pediatria do hospital de Bragança vai ser requalificada. Foi publicado em Diário da República, esta segunda-feira, o concurso público. Estão em causa 80 mil euros sem IVA, para as obras. No entanto, continua a não haver uma urgência pediátrica. Os pais do distrito já assinaram uma petição, que foi levada à Assembleia da República, mas ainda sem sinais de concretização. A promotora Ana Soares realça que estas obras são importantes, mas não substituem uma urgência. “Não basta fazer remodelações. É preciso a criação efectiva da urgência pediátrica na unidade hospitalar de Bragança, ainda que felicitemos aquilo que se faz neste sentido, porque o caminho faz-se caminhando”.
A urgência pediátrica mais próxima é em Vila Real, a mais de uma hora de distância. Ana Soares considera que é uma situação “incompatível” para casos urgentes. “Uma necessidade urgente é algo que tem que ser de imediato tratado. Não é compatível. De Bragança a Vila Real é uma hora de distância mas há pontos do distrito que ainda estão mais longe. Não nos podemos esquecer que é nas crianças que está o nosso futuro”.
Os pais não vão desistir até que a urgência pediátrica seja construída no hospital de Bragança. Vão emitir um comunicado, que será enviado a todos os grupos parlamentares. Uma luta que dizem nada ter a ver com partidos políticos, mas com a salvaguarda de direitos. “Fala-se tanto da valorização dos nossos territórios mas se não tivermos serviços essenciais para que as pessoas que cá estão queiram continuar, ou que não estão vejam a qualidade de vida que aqui podem ter, não vamos conseguir fazê-lo. Já chega de palavras bacocas. Estamos no tempo de agir e agir é fazer com que Bragança tenha efectivamente os serviços necessários para termos a qualidade de vida que qualquer cidadão em 2024 tem direito”.
Para já, ainda há intenções de construir uma urgência pediátrica. Mas foi lançado um concurso para fazer obras na pediatria do hospital de Bragança. As empresas têm até dia 9 para apresentar as propostas. Depois de adjudicadas, as obras têm de estar prontas num prazo de 90 dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário