Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

OS FIDALGOS - ABAMBRES-AGROCHÃO-ÁGUAS FRIAS-AGUIEIRAS-ALA

 ABAMBRES
1º ANTÓNIO ÁLVARES COELHO DE FREITAS BARROS FARIA E FIGUEIREDOnatural de Abambres, concelho de Mirandela, filho de Francisco Álvares Coelho de Freitas, fidalgo da Casa Real. Fidalgo cavaleiro por alvará de 19 de Setembro de 1835 (4).
2º JOSÉ PINHEIRO, presbítero, e seus pais Simão Esteves e Maria Pinheiro, erigiram em 1724 uma capela em Abambres dedicada às Almas, com vínculo de bens em morgadio (5).

AGROCHÃO
DOMINGOS DE SÁ MORAIS, abade de Penhas Juntas, natural de Agrochão, requereu em 1858 licença para benzer uma capela que tem junto às suas casas de moradia, a qual fôra destruída por um incêndio (7). Vínculo de algum antigo morgadio?

ÁGUAS FRIAS
1º D. FRANCISCA AVILEZ, viúva de Simão Dias Pereira, «mulher nobre», de Águas Frias, concelho de Chaves, erigiu em 1663 uma capela na povoação, em frente das suas casas de moradia, dedicada a Nossa Senhora da Conceicão, a que vinculou bens, que adiante se descrevem(8).
2º MANUEL TEIXEIRA, presbítero, de Águas Frias, erigiu em 1743 uma
capela, dedicada a S. João Baptista, na povoação, junto às suas casas de
moradia, a que vinculou bens que adiante se descrevem(9).

AGUIEIRAS
1º PASCOAL GONÇALVES e FRANCISCO DIAS, presbíteros, irmãos, erigiram em 1719 uma capela a Nossa Senhora de Anunciação na quinta dos Chanros, freguesia das Aguieiras, concelho de Mirandela, a que doaram bens competentes (10).
2º JOÃO PINHEIRO DE CASTRO e sua mulher Maria de Queiroga, moradores em Sobreiró, concelho de Vinhais, erigiram em 1733, na povoacão de Prado Afreixo, freguesia das Aguieiras, uma capela dedicada ao nome de Jesus, a que doaram bens com vínculo de morgadio (11).

ALA
ANTÓNIO PEREIRA, presbítero, de Ala, concelho de Macedo de Cavaleiros, fez, em 1656, doação de bens que adiante se descrevem e vinculou em morgadio, à capela que ia erigir na mesma povoacão, dedicada a Santo António (12).
----------
(4) Livro 5º do Registo das Mercês do Real Arquivo, fol. 150, in Dicionário Aristocrático, 1840.
(5) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(7) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(8) Ibidem.
(9) Ibidem.
(10) Ibidem.
(11) Ibidem.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário