Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de junho de 2025

Praia da Ribeira volta a ter Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”

 A Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, volta a ver novamente hasteada a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos!”.


O programa tem 20 anos e a praia fluvial transmontana ergue-a desde sempre, como explica o presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues:

“Nós estamos exatamente com o mesmo número de anos que tem este prémio de acessibilidade. São 20 anos de praia acessível e desde sempre houve uma preocupação do município em criar condições para a inclusão”.

O objetivo é promover a acessibilidade balnear e da inclusão, reconhecendo publicamente o esforço desenvolvido para garantir que todas as pessoas, independentemente da sua condição, possam usufruir das praias com conforto, e autonomia, salienta a presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, Sónia Esperto:

“É estimular os municípios para que criem condições de acessibilidade nas suas praias, destinada às pessoas com deficiência e também com mobilidade condicionada, que pode ser temporária, têm toda a legitimidade e o direito a poderem frequentar os espaços das praias e o acesso às mesmas, porque isso também é o reconhecimento dos seus direitos.

As comunidades têm cada vez mais se preparar com todas as condições para que todos possam beneficiar independentemente da sua condição de ser humano e é uma forma também de nós desbloquearmos até preconceitos relativamente à diferença e promovermos a aceitação das pessoas que têm uma condição diferente da nossa”.

O autarca explica o tipo de equipamentos que a zona balnear dispõe:

“Estamos a falar de cadeiras anfíbias, para pessoas que são paraplégicas e têm uma grande dificuldade de acessibilidade à água. São cadeiras que têm grande segurança, portanto, elas permitem uma sustentabilidade na água e uma proteção que evite que elas incorram num risco de afogamento, mas sempre sob a supervisão, obviamente, dos nossos nadadores-salvadores”.

Sónia Esperto refere que são os municípios que têm de se candidatar a este prémio, que é uma mais valia para o território e salienta que existem apoios de financiamento:

“Esta é a mensagem que eu gostava de passar. Não é difícil, o investimento não é o custo das obras. Nós temos que pensar que temos um quadro comunitário que tem um conjunto de financiamentos que até podem ser aproveitados e depois por outro lado cada município tem que olhar para estes programas, que no fundo vão dar um galardão, não é?

Com um investimento para os seus munícipes e também para todas as pessoas que venham visitar os seus territórios”.

O prémio “Praia Acessível, Praia para Todos!” Já tem duas décadas e já atribuiu a bandeira a mais de 240 praias.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário