Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de junho de 2025

CVRTM quer incluir carta de Vinhos de Trás-os-Montes nos restaurantes

 A Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) pretende avançar para a criação de uma carta de vinhos da região transmontana para ser utilizada no setor da hotelaria e restauração. “Consideramos que a nível regional a restauração precisa de olhar para os nossos vinhos de uma forma um pouco diferente”, defende a presidente da CVRTM.


Ana Alves diz ser urgente “despertar o orgulho regional” nesta área:

“A nossa área geográfica é muito vasta e existem imensos restaurantes e imensos hotéis, mas há um trabalho enorme a fazer, nós temos muitos restaurantes na região que não têm vinhos de Trás-os-Montes e é preciso despertar este orgulho regional e levar às pessoas aquilo que é esta identidade, falar sobre a região, mostrar os nossos vinhos, fazer provas”, acrescenta.

E por entender que é necessário melhorar “o trabalho de casa”, Ana Alves revela que a criação de uma carta de vinhos de Trás-os-Montes é uma das apostas da entidade que preside.

“É preciso que as pessoas percebam que realmente a região consegue produzir vinhos diferenciadores que não ficam nada atrás de um Douro, de um Alentejo, de qualquer outra região do país”, refere.

Então, “porque não olharmos para dentro da região, perceber o que cá temos, e quem nos visita quer perceber isto, quer provar os nossos produtos, quer desfrutar das nossas paisagens, quer ser bem recebido, mas também quer provar os nossos vinhos, e é preciso que as pessoas tenham esta consciência, e esse é um dos trabalhos que nós temos e faz parte da estratégia regional”, conta.

E esta aposta faz ainda mais sentido numa altura em que a presidente da CVRTM, com sede em Valpaços, considera que os produtores da região estão cada vez mais sensibilizados para aderirem ao processo de certificação dos seus vinhos, conferindo assim a qualidade necessária para a sua promoção. “Temos que perceber que um vinho feito sem certificação é um vinho sem pátria e se nós queremos levar aquilo que é a nossa região temos que potenciá-la e só conseguimos levar a nossa região com este selo de garantia quando pegamos numa garrafa que tem um contra rótulo onde está inserido um selo de vinhos Trás os Montes significa que houve todo um processo que foi controlado desde a origem, desde a base, da principal base, que são as nossas uvas, as nossas massas vínicas, até ao produto final garrafa”, sublinha.

Atualmente, em toda a área da CVRTM estão inscritos 110 agentes económicos.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário