Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de agosto de 2025

O que fazer se encontrar vespas ou abelhas dentro de casa?

 O verão é uma das alturas do ano em que a atividade de abelhas e vespas é mais visível. As Colmeias da Joana disse à Wilder o que podemos fazer se encontrarmos estes insectos dentro de casa.

Foto: Joana Bourgard

WILDER
: O que devem as pessoas procurar fazer e evitar?

As Colmeias da Joana: Tanto as abelhas como as vespas só se defendem se se sentirem ameaçadas, por exemplo se tentarmos afastá-las de forma agressiva ou se tentarmos mexer no ninho.

Quando estamos na presença de uma abelha ou vespa, o ideal é mantermos a calma. Ficar parado ou fazer movimentos lentos ajuda a que não se sintam em perigo. Na maioria das vezes, acabam por seguir caminho.

W: Há, ou não, alturas do ano mais propícias a estes encontros?

As Colmeias da Joana: Há abelhas todo o ano, mas a sua atividade é mais visível na primavera e no verão. Na primavera, por exemplo, acontece a enxameação que é o processo natural de divisão de enxames, em que um grupo de abelhas abandona a sua colmeia e vai à procura de uma nova casa. Às vezes vemos enxames temporariamente pousados em árvores ou pendurados em telhados a descansar. São muito pacíficos porque ainda não têm um ninho para defender, e é possível até observá-los de perto com respeito e curiosidade.

No verão, há mais vespas porque é o pico da sua atividade. É comum vê-las em piscinas ou em torno da nossa comida, especialmente doces e carnes.

W: Porque será que procuram as nossas habitações? O que estarão à procura?

As Colmeias da Joana: Quando uma abelha ou vespa entra em casa, normalmente é por engano, ou foi atraída por cheiros (flores, comida, perfumes), ou está muito calor e procura um local mais fresco. Nestes casos, basta abrir uma janela e aguardar. Durante o dia, procuram naturalmente a luz e à noite, se forem atraídas pelas luzes da casa, o truque é desligar a luz interior e abrir a janela que elas acabam por sair sozinhas.

W: E se encontrarmos um ninho de abelhas ou vespas dentro de casa?

As Colmeias da Joana: neste caso, o melhor é manter a calma e evitar mexer no ninho para não assustar os insectos ou provocar uma reação defensiva.

Se for um ninho de vespa asiática, deve reportar AQUI.

Se o ninho estiver longe das pessoas, o ideal é deixá-lo em paz, porque abelhas e vespas são polinizadoras importantes e só atacam se se sentirem ameaçadas. Agora, se o ninho estiver a causar problemas às pessoas ou a interferir com elas, então é melhor chamar um profissional para ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário