O verão é uma das alturas do ano em que a atividade de abelhas e vespas é mais visível. As Colmeias da Joana disse à Wilder o que podemos fazer se encontrarmos estes insectos dentro de casa.

Foto: Joana Bourgard
WILDER: O que devem as pessoas procurar fazer e evitar?
As Colmeias da Joana: Tanto as abelhas como as vespas só se defendem se se sentirem ameaçadas, por exemplo se tentarmos afastá-las de forma agressiva ou se tentarmos mexer no ninho.
Quando estamos na presença de uma abelha ou vespa, o ideal é mantermos a calma. Ficar parado ou fazer movimentos lentos ajuda a que não se sintam em perigo. Na maioria das vezes, acabam por seguir caminho.
W: Há, ou não, alturas do ano mais propícias a estes encontros?
As Colmeias da Joana: Há abelhas todo o ano, mas a sua atividade é mais visível na primavera e no verão. Na primavera, por exemplo, acontece a enxameação que é o processo natural de divisão de enxames, em que um grupo de abelhas abandona a sua colmeia e vai à procura de uma nova casa. Às vezes vemos enxames temporariamente pousados em árvores ou pendurados em telhados a descansar. São muito pacíficos porque ainda não têm um ninho para defender, e é possível até observá-los de perto com respeito e curiosidade.
No verão, há mais vespas porque é o pico da sua atividade. É comum vê-las em piscinas ou em torno da nossa comida, especialmente doces e carnes.
W: Porque será que procuram as nossas habitações? O que estarão à procura?
As Colmeias da Joana: Quando uma abelha ou vespa entra em casa, normalmente é por engano, ou foi atraída por cheiros (flores, comida, perfumes), ou está muito calor e procura um local mais fresco. Nestes casos, basta abrir uma janela e aguardar. Durante o dia, procuram naturalmente a luz e à noite, se forem atraídas pelas luzes da casa, o truque é desligar a luz interior e abrir a janela que elas acabam por sair sozinhas.
W: E se encontrarmos um ninho de abelhas ou vespas dentro de casa?
As Colmeias da Joana: neste caso, o melhor é manter a calma e evitar mexer no ninho para não assustar os insectos ou provocar uma reação defensiva.
Se for um ninho de vespa asiática, deve reportar AQUI.
Se o ninho estiver longe das pessoas, o ideal é deixá-lo em paz, porque abelhas e vespas são polinizadoras importantes e só atacam se se sentirem ameaçadas. Agora, se o ninho estiver a causar problemas às pessoas ou a interferir com elas, então é melhor chamar um profissional para ajudar.

Sem comentários:
Enviar um comentário