Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

OS FIDALGOS - MASCARENHAS

Família Carpinteros Macedos Pimentéis

JOAQUIM DE MACEDO SARMENTO PIMENTEL, fidalgo da Casa Real, coronel de infantaria, filho de Bartolomeu de Macedo Malheiro de Morais, desembargador da Relação do Porto, cavaleiro da Ordem de Cristo, senhor do morgadio de Mebres, e de D. Antónia de Morais Sarmento Pimentel, senhora do morgadio de Nossa Senhora do Desterro de Mascarenhas e S. Brás de Golfeiras (Mirandela), sua sobrinha.
Neto paterno de António de Macedo Melo de Carpinteros e de D. Francisca Rosa de Morais, filha de Jorge de Lemos Teixeira, senhor do morgadio de Nossa Senhora do Desterro de Mascarenhas, e de D. Maria de Morais Pinto, de Mirandela, filha de Francisco de Morais do Campo de Aguiar, senhor do morgadio de Santa Comba (filho de Francisco de Morais do Campo, morgado de Santa Comba, e de D. Isabel Sarmento, filha de Gonçalo de Morais, capitão-mor de Vilar de Ossos), e de D. Ana Pinto Cardoso, de Mirandela, filha de Francisco de Sá Ferreira e de D. BritesPinto Cardoso, primeira administradora do morgadio de Santiago  de Mirandela.
Segundo neto paterno de Domingos de Carvalho e Macedo de Carpinteros e de D. Jerónima M.
Neto materno de Miguel da Rosa Pimentel, desembargador e corregedor do crime no Porto, cavaleiro da Ordem de Cristo, senhor do morgadio de S. Brás de Golfeiras (Mirandela), e de D. Teresa Morais Sarmento, filha de Estêvão de Mariz Sarmento, governador de Vinhais, e de D. Francisca de Morais, filha de António de Morais da Silva e de D.Maria de Valcacer; neta paterna de Gaspar da Silva, capitão-mor de Vinhais, e de D. Isabel de Morais e materna de António de Valcacer (filho de Rodrigo de Morais Sarmento e de D. Maria de Mariz, filha de Francisco Douradode Mariz e de D. Margarida de Brito Mascarenhas) e de D. Francisca de
Morais Colmieiro.
Rodrigo de Morais Sarmento era filho de Aires de Morais Sarmento e de D. Ana de Araújo (305).
Padre FRANCISCO RODRIGUES VERGUEIRO, seus irmãos Luís, José, António, Rita e sobrinhos José, António, Doroteia e Catarina, naturais de Mascarenhas, obtiveram em 1811, licença para oratório particular, nas suas casas de moradia, onde se celebrasse missa (306).
MANUEL DE MORAIS SILVA, arcediago de Miranda pelos anos de 1715, fundou um morgadio a que vinculou bens, sitos em Mascarenhas, Vimioso, Vila Franca e Edral (307).
----------
(304) BORGES, José Cardoso – Descrição Topográfica da Cidade de Bragança, notícia X,  fol.214(mihi).
(305) PINTO, Bento – Caderno de Árvores de Costado.
(306) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(307) Volume IV, p. 340 e 347, destas Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário