Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Livro “O 25 de Abril no Nordeste Transmontano – A História nunca contada” lança olhar inédito sobre a história da região

 Documentar a história da região quando passaram 50 anos desde o 25 de abril de 1974 foi o objetivo do livro “O 25 de Abril no Nordeste Transmontano - A História nunca contada”, que foi editado pelo jornal diocesano e apresentado publicamente na passada quarta-feira, dia 13 de agosto, nos jardins do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, pelo antigo deputado da Assembleia Constituinte, Eleutério Alves.


“Quando li o título deste livro, pensei comigo próprio o que ainda faltaria divulgar sobre o 25 de Abril, que ainda não tivesse sido contado, quando li o livro, percebi.

Havia muita informação desgarrada sobre as diversas causas que concorreram para que os militares sentissem necessidade de intervir nas políticas do regime.

Nesta publicação, encontramos a coerência que faltava para que se possa perceber tudo o que fez sentido para que o regime tivesse de ser mudado”, explicou Eleutério Alves.

O livro reúne textos dos historiadores Abílio Lousada (natural de Bragança), David Martelo (que fez parte dos seus estudos em Bragança) e do sociólogo Henrique Ferreira (que foi investigador e docente no Instituto Politécnico de Bragança), alguns deles previamente publicados no jornal diocesano.

Para além disso, inclui ainda um capítulo sobre as comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos na capital de Distrito.

“Abílio Lousada deu vida aos personagens da história militar e deu-nos a conhecer individualmente, grande parte deles.

(Artigo completo disponível na edição impressa ou para assinantes)

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário