Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

“As mudanças promovidas em 2023, e mantidas pelo atual Ministro, são dramáticas e vão retirar milhares de alunos do Ensino Superior”


 Mensageiro de Bragança
: Para o próximo ano letivo, o IPB terá algumas novidades em termos de oferta formativa. Quais?

Orlando Rodrigues: O Instituto Politécnico de Bragança vai ter em funcionamento quatro novas licenciaturas no próximo ano letivo. Duas delas, a Licenciatura em Osteopatia e a Licenciatura em Restauração e Tecnologia Alimentar, vão abrir na Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar, em Chaves, recentemente criada. Estas duas novas formações, cada uma delas com 25 vagas, beneficiam da cooperação com as restantes escolas do IPB. A de Osteopatia com a Escola Superior de Saúde e a de Restauração e Tecnologia Alimentar com a Escola Superior Agrária.

São duas licenciaturas que correspondem a necessidades do mercado de trabalho. A Osteopatia é uma profissão com procura crescente e uma profissão de futuro. Neste momento há poucas escolas a oferecer esta formação em Portugal. A licenciatura em “Restauração e Tecnologia Alimentar” prepara profissionais para a área da restauração, mas também da indústria, ambas em forte crescimento e suportadas por competências científicas muito relevantes do IPB, de grande impacto internacional.

Na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, em Mirandela, vai abrir a Licenciatura em Jornalismo e Comunicação. Neste caso, trata-se de uma reformulação do curso que já existia, estando agora alinhado com os desafios contemporâneos da comunicação e do jornalismo digital. A Licenciatura em Jornalismo e Comunicação dotará os estudantes de pensamento crítico, domínio das novas tecnologias digitais de comunicação e uma forte base ética e deontológica. Seguindo recomendações da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, transformou-se a anterior licenciatura de Comunicação e Jornalismo. É uma formação muito adequada a valências muito relevantes que a escola tem vindo a desenvolver, combinando a área de jornalismo com a área das tecnologias de comunicação. Esta licenciatura abre com 40 vagas.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão inicia também no próximo ano letivo um novo curso de licenciatura: a licenciatura em Tecnologias Digitais e Gestão. É um novo plano de estudos que surge da restruturação do curso em Informática de Gestão, o curso mais antigo do IPB na área das Tecnologias de Informação. O novo Plano de Estudos vem adaptar o curso às atuais necessidades do mercado de trabalho e à evolução das tecnologias digitais, em particular de IA. Pretende-se dotar estes profissionais de conhecimentos que os habilitem a lidar com estas novas ferramentas, sendo capazes de realizar funções de maior nível de abstração, não facilmente substituíveis, no médio prazo, por processos e ferramentas automáticas.

Uma outra grande aposta do IPB são os Mestrados Profissionais.

Os mestrados profissionais têm menor duração, de um ano letivo (60 créditos ECTS) e uma orientação claramente profissionalizante. Estas formações caracterizam-se pelo envolvimento dos empregadores na realização dos trabalhos de projeto e dos estágios de natureza profissional. Têm um enfoque no desenvolvimento/aprofundamento de competências técnicas relevantes para o mercado de trabalho e promovem a aprendizagem ao longo da vida.

No IPB, os mestrados profissionais estão organizados de forma modular e com calendarização flexível compatível com a oferta de microcredenciais.

Os candidatos aos mestrados profissionais devem obrigatoriamente possuir experiência profissional mínima de cinco anos.

Estão já em funcionamento os mestrados em Gestão Aplicada e Tecnologias Agroalimentares entrarão em funcionamento os mestrados em Digitalização Aplicada e em Indústrias Culturais e Criativas.

No mesmo sentido, tem vindo a ser ampliada a oferta de Microcredenciais, respondendo a necessidades emergentes do mercado de trabalho e pensadas em conjunto com os empregadores.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário