quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Posta Mirandesa


BABEM-SE MENINOS E MENINAS!
Ingredientes:
1,2 kg de carne de vitela mirandesa; sal grosso, de preferência integral (sem substâncias quimicas).
Preparação:
O lume das brasas deve estar forte no inicio. As brasas incandescentes devem estar distribuidas de forma regular no fogareiro ou lareira de forma a proporcionarem uma distribuição uniforme do calor. A grelha deve ser colocada a uma altura de cerca de 10 cm das brasas.
A carne deve ser cortada em postas com uma espessura de 3 a 4 cm (cerca de 300 g por posta).
Coloque a carne na grelha sem tempero nenhum. Após esta operação, e caso o deseje, tempere com sal grosso.
Volte a carne, sem espetar, quando aparecerem pequenas pérolas de sangue na superfície superior. O tempo que a posta está na brasa depende do seu gosto pessoal, consoante prefira a carne bem ou mal passada.
Para conservar a suculência da carne, esta não pode ser picada. Ao voltar a posta, o lume deve estar forte, para que se crie uma crosta que impeça a saída dos sucos. Contudo, esta crosta não deve ser espessa, porque senão o calor penetra na carne de forma deficiente e a posta acaba por ficar queimada por fora e mal grelhada por dentro.
Acompanhamento: batata cozida com casca e salada.
Recomendação:
A lenha utilizada não deve ser de madeiras resinosas (ex: pinheiro). Para produzir as brasas aconselha-se a lenha proveniente de fruteiras (ex: videira) e a generalidade das folhosas (ex: carvalho). Como alternativa, utilize carvão vegetal.
Nunca utilize uma grelha que tenha servido anteriormente para grelhar peixe sem que esteja muito bem lavada e queimada pelo calor do grelhador, para evitar a alteração do gosto e aroma da carne.
Não deve usar produtos quimicos inflamáveis para acender a lenha ou o carvão. A razão deste procedimento reside no facto de esses produtos libertarem substâncias que vão alterar negativamente o gosto, o aroma e a qualidade da carne, além de serem prejudiciais à saúde.
Na impossibilidade de utilizar um fogareiro ou lareira, a posta pode ser confeccionada num grelhador eléctrico a temperatura elevada.
E já agora, para a sobremesa, um rico pudim de castanhas e ovos caseiros.

4 comentários:

  1. De fazer crescer água na boca. Tens que experimentar meter cinza da lareira em cima das brasas bem incandescentes. A carne mete-se mais próxima (cerca de 5cm)a uma temperatura muito alta sem queimar, ficando com uma assadura uniforme e a carne muito suculenta. Faço assim nos bifes e costeletas de novilho, uma delicia. Ah, mais uma coisa, resulta também muito bem na assadura da sardinha, daquela bem gorda, porque não levanta labareda. A esta hora já ia. Amigo desejo muita saúde, paz e harmonia familiar. Dinheiro a gente pede ao banco. Abraço. Robert

    ResponderEliminar
  2. Bem-vindo Robert.
    Está mais que visto que sabes da "poda".
    Havemos de provar isso, um dia qualquer, em Montemor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. O que tú sabes da xixa!...,Estou espantado, vou reabrir o BEZAINAS BAR e ficas já nomeado Mestre oficial,tens a certeza que não é banhada num pouco de Super Bock....
    Um Abraço companheiro
    Victor Pereira (Cª de Ansiães)

    ResponderEliminar
  4. Aqui no Brasil tem o nome do bom e velho churrasco.Mas gostaria de ir um dia a terra de meus pais para saborear a Posta Mirandesa.


    ResponderEliminar