Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Posta Mirandesa


BABEM-SE MENINOS E MENINAS!
Ingredientes:
1,2 kg de carne de vitela mirandesa; sal grosso, de preferência integral (sem substâncias quimicas).
Preparação:
O lume das brasas deve estar forte no inicio. As brasas incandescentes devem estar distribuidas de forma regular no fogareiro ou lareira de forma a proporcionarem uma distribuição uniforme do calor. A grelha deve ser colocada a uma altura de cerca de 10 cm das brasas.
A carne deve ser cortada em postas com uma espessura de 3 a 4 cm (cerca de 300 g por posta).
Coloque a carne na grelha sem tempero nenhum. Após esta operação, e caso o deseje, tempere com sal grosso.
Volte a carne, sem espetar, quando aparecerem pequenas pérolas de sangue na superfície superior. O tempo que a posta está na brasa depende do seu gosto pessoal, consoante prefira a carne bem ou mal passada.
Para conservar a suculência da carne, esta não pode ser picada. Ao voltar a posta, o lume deve estar forte, para que se crie uma crosta que impeça a saída dos sucos. Contudo, esta crosta não deve ser espessa, porque senão o calor penetra na carne de forma deficiente e a posta acaba por ficar queimada por fora e mal grelhada por dentro.
Acompanhamento: batata cozida com casca e salada.
Recomendação:
A lenha utilizada não deve ser de madeiras resinosas (ex: pinheiro). Para produzir as brasas aconselha-se a lenha proveniente de fruteiras (ex: videira) e a generalidade das folhosas (ex: carvalho). Como alternativa, utilize carvão vegetal.
Nunca utilize uma grelha que tenha servido anteriormente para grelhar peixe sem que esteja muito bem lavada e queimada pelo calor do grelhador, para evitar a alteração do gosto e aroma da carne.
Não deve usar produtos quimicos inflamáveis para acender a lenha ou o carvão. A razão deste procedimento reside no facto de esses produtos libertarem substâncias que vão alterar negativamente o gosto, o aroma e a qualidade da carne, além de serem prejudiciais à saúde.
Na impossibilidade de utilizar um fogareiro ou lareira, a posta pode ser confeccionada num grelhador eléctrico a temperatura elevada.
E já agora, para a sobremesa, um rico pudim de castanhas e ovos caseiros.

4 comentários:

  1. De fazer crescer água na boca. Tens que experimentar meter cinza da lareira em cima das brasas bem incandescentes. A carne mete-se mais próxima (cerca de 5cm)a uma temperatura muito alta sem queimar, ficando com uma assadura uniforme e a carne muito suculenta. Faço assim nos bifes e costeletas de novilho, uma delicia. Ah, mais uma coisa, resulta também muito bem na assadura da sardinha, daquela bem gorda, porque não levanta labareda. A esta hora já ia. Amigo desejo muita saúde, paz e harmonia familiar. Dinheiro a gente pede ao banco. Abraço. Robert

    ResponderEliminar
  2. Bem-vindo Robert.
    Está mais que visto que sabes da "poda".
    Havemos de provar isso, um dia qualquer, em Montemor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. O que tú sabes da xixa!...,Estou espantado, vou reabrir o BEZAINAS BAR e ficas já nomeado Mestre oficial,tens a certeza que não é banhada num pouco de Super Bock....
    Um Abraço companheiro
    Victor Pereira (Cª de Ansiães)

    ResponderEliminar
  4. Aqui no Brasil tem o nome do bom e velho churrasco.Mas gostaria de ir um dia a terra de meus pais para saborear a Posta Mirandesa.


    ResponderEliminar