Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ébano e Marfim

Ebony and Ivory (Ébano e Marfim) é um single lançado em 1982 por Paul McCartney, realizado com Stevie Wonder. Foi lançado em 29 de Março desse ano. Resumidamente, a canção é sobre o ébano (preto) e marfim (branco) teclas de piano, mas também tem a ver com a integração e harmonia racial de maneira mais profunda.
O título foi inspirado por McCartney ouvindo Spike Milligan dizer "notas pretas, notas brancas, e você precisa tocar as duas pra fazer harmonia. A canção está no album de McCartney Tug of War. A canção chegou ao número um no Reino Unido em 1982. Embora escrita por McCartney sozinho, a canção foi realizada ao vivo no estudio por McCartney junto com Stevie Wonder, porém devido aos conflitos de horário de trabalho, ambos gravaram as suas partes no vídeo musical separadamente (como é explicado pelo Paul no seu comentário "The McCartney Years", conjunto embalado de 3 DVDs). "Ebony and Ivory" ficou durante sete semanas na primeira posição do Billboard Hot 100, e foi o quarto maior hit de 1982. Para McCartney, a canção atingiu o topo dos gráficos de qualquer obra sua pós-Beatles, e a segunda mais longa da carreira (atrás de "Hey Jude" com Os Beatles); para Wonder, foi o seu mais antigo executado chart-topper. A canção passou cinco semanas acima do adult contemporary chart. Passados 28 anos da música ter sido lançada, Paul McCartney e Stevie Wonder finalmente interpretem-na juntos num espectáculo na Casa Branca em frente a uma plateia, na qual estão presentes diversas personalidades como o presidente Obama.

Sem comentários:

Enviar um comentário