No outono de 1967, a banda assinou contrato com a editora Decca e gravou o seu primeiro álbum. Com lançamento simultâneo nos Estados Unidos, o impacto foi suficiente para o promotor de eventos Bill Graham os levar ao show no lendário Fillmore West, famoso reduto de rock dos anos 60/70. Através desta primeira tour nos Estados Unidos a banda ganhou notoriedade e chamou atenção pelo virtuosismo do seu jovem guitarrista, Alvin Lee. Tocando de uma forma singular Alvin cativava a plateia com seus solos e a sua rapidez no instrumento, o que o levou várias vezes a ser indicado como o melhor guitarrista dos festivais por onde se apresentavam.
Entre 1968 e 1975 o grupo realizou 28 tours pelos Estados Unidos, e um número ainda superior na Europa e Ásia. Durante este período, os maiores sucessos foram “Love Like a Man” (Top 10 nos USA e Inglaterra), “I´d Love to Change the World” (Top 10 na Inglaterra e Top 20 nos USA) e o grande hit de Woodstock, “I´m going Home”, que chegou a obter o primeiro lugar de execução nas rádios americanas por 18 semanas entre 1969 e 1970.
Em 1975, cansados dos tours e devido a um desgaste natural de relacionamento, o grupo resolveu desfazer-se. Os seus elementos procuraram os seus próprios caminhos. Inevitavelmente, Alvin Lee usou toda a sua popularidade para desenvolver a sua carreira a solo.
Em 1983, ano em que o Marquee Club completou 25 anos, a banda foi convidada a realizar uma série de shows comemorativos. Novamente os resultados e a aclamação do público foram surpreendentes, porém nem isto foi suficiente para reintegrá-los como grupo novamente.
Em 1988 uma proposta milionária dos produtores de festivais alemães, convenceu os músicos a unirem-se para se apresentarem em 4 festivais. Novamente os resultados foram surpreendentes e o grupo resolveu gravar um disco pela Columbia Records/Chrysalis, “About Time”. O sucesso do disco levou-os a realizar uma tour pelos USA e Europa para uma série limitada de shows.
Em 1994, a banda reuniu-se novamente para as comemorações dos 25 anos do Festival Woodstock , onde gravaram a sua apresentação ao vivo para a coletânea do festival.
Em 1997, comemorando os seus 30 anos de carreira, a banda lança pela Chrysalis um CD comemorativo chamado “Solid rock”, que será lançado durante o seu tour pelo Brasil pela EMI / CRYSALIS. O disco possui uma selecção dos melhores momentos da carreira do grupo além de três faixas inéditas.
Sem comentários:
Enviar um comentário