quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bragança - Empresas melhoram imagem

Vinte e cinco empresas pequena e médias empresas (PMEs) de Bragança puderam mudar a sua imagem e investir na área do marketing, melhorar procedimentos administrativos e introduzir outras alterações que se espera possam conduzir estas PMEs a vender mais e melhor os seus produtos.
 Isto foi conseguido, segundo a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), no âmbito do projeto de formação e consultoria Inova, que encerrou a sua primeira fase na semana passada. Num período de crise, Luís Guerreiro, coordenador da equipa de consultoria, destaca os trabalhos que foram desenvolvidos na área do marketing, que trouxeram uma melhor comunicação das empresas com os seus clientes e novas formas de abordagem, seja utilizando a Internet, através da criação de sites ou da introdução da dinâmica das redes sociais. 
Algumas empresas puderam criar uma nova imagem, novos logótipos e desenvolver campanhas publicitárias específicas. A nível da gestão, também foi dado enfoque a muitos problemas, de modo a que os empresários conseguissem compreender de onde viria a rentabilidade dos seus negócios, e que retorno efectivo estavam a ter da sua atividade. Outro dos aspetos abordados foi a gestão de recursos humanos, com introdução de melhorias de comportamentos dos colaboradores destas empresas e aumento da sua motivação. 
Este primeiro grupo de empresas recebeu esta consultoria, primeiro em ambiente de formação, depois no seio das próprias empresas, durante o ano passado. Neste momento um grupo de 10 novas empresas iniciou este processo, no âmbito do Inova. Este programa é financiado a 100 por cento, através do POPH (Programa Operacional Potencial Humano), que tem fundos nacionais e comunitários. 
Segundo Luís Guerreiro este é um projeto considerado inovador pela União Europeia e pela Estado português, porque "grande parte das ações são desenvolvidas na própria empresa, e isso faz com que a eficácia desta formação seja bastante elevada e que os benefícios que as empresas tiram sejam interessantes", referiu o consultor.

in:mdb.pt

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