segunda-feira, 29 de abril de 2013

Distrito de Bragança - Suicídios quase duplicaram no ano passado


Nos últimos nove anos há registo de 132 suicídios no distrito de Bragança. Olhando para os números dos últimos três, entre 2010 e 2012, o número de pessoas que puseram termo à vida praticamente duplicou, passando de 11, em 2010, para 21, em 2012
Estes dados foram revelados, na passada sexta-feira, em Bragança, no âmbito do 12.º Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.  Para a médica psiquiatra da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Conceição Cardoso, é importante analisar os números em termos de tendências, para prevenir casos de suicídio, motivados por factores sociais.Só no ano passado deram entrada na Urgência do Hospital de Bragança 135 pessoas com comportamentos suicidiários. Um número que para a autora do estudo, Olímpia Garcia, enfermeira da ULS do Nordeste, é elevado tendo em conta o número de habitantes na região.
Perante estes números, a palavra de ordem é mesmo prevenir. Por isso, está em discussão um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. O coordenador deste plano, Álvaro de Carvalho, sublinha que é fundamental sensibilizar os médicos de família para estarem atentos a alguns sinais que podem desencadear um suicídio. No distrito de Bragança os anos em que se registou um maior número de suicídios foram 2005,2008 e 2012.
Já os concelhos de Mirandela de Bragança registam um maior número de suicídios nos últimos nove anos.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário