sexta-feira, 26 de abril de 2013

Feira Franca marca fim-de-semana na Moimenta


Está aí a 21ª edição da Feira Franca da Moimenta, uma dos certames mais emblemáticos do concelho de Vinhais. A inauguração está marcada para as 14:30h de sábado, dia 27, com a abertura da exposição de máquinas agrícolas, artesanato e produtos da terra.
Segue-se o Concurso de Cães de Raça Podengo e o primeiro encontro gastronómico nas tasquinhas da feira, onde se destaca o polvo à galega. Recorde-se que visitantes espanhóis é coisa que nunca falta na Feira da Moimenta, pois trata-se de uma aldeia raiana, onde o convívio, o relacionamento familiar e as trocas comerciais entre povos de ambos lados da fronteira são uma realidade desde sempre.
A noite será animada por um artista do concelho de Vinhais, mas precisamente de Lagarelhos, que dá pelo nome de Zé Ferreira e que na Moimenta actuará com o seu trio.
Rota do Contrabando
No dia seguinte, bem cedo, arranca mais um Passeio BTT “Rota do Contrabando Ibérico” que já conta com mais de 100 inscritos. Esta é, de resto, uma das provas em destaque no programa da feira, dado que envolve participantes portugueses e espanhóis, ao passo que o percurso também atravessa os dois países.
Durante a manhã haverá, também, lugar para o Concurso de Cão de Gado Transmontano, raça que o Clube Português de Canicultura reconheceu, em boa parte ao trabalho levado a cabo no concelho de Vinhais, que resultaram nos concursos levados a cabo na Moimenta.
Os ovinos da raça Churra Galega Bragançana também terão o seu palco no 4.º concurso concelhio e, após mais um encontro gastronómico, a tarde será animada por uma Chega de Touros de Raça Mirandesa, que também é um dos principais atractivos do programa.
A Feira Franca é organizada pela Junta de Freguesia da Moimenta, com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais e de várias instituições e empresas.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário