terça-feira, 30 de abril de 2013

Picote vai ser alvo de escavações arqueológicas


A aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, vai ser alvo de escavações arqueológicas.
Uma equipa de investigadores da Universidade do Porto vai estudar a origem deste povoado, na sequência do aparecimento de vários achados que remetem para as primeiras ocupações deste local.
O projecto é liderado pela Frauga - Associação para o desenvolvimento Integrado de Picote e é financiado pela REN- a Rede Eléctrica Nacional.
O presidente daquela associação, Jorge Lourenço, garante que estão reunidas as condições para iniciar as escavações já no próximo mês.    
“Pelo menos até 2015 vamos desenvolver um trabalho de investigação que vai comprovar os diversos achados que aqui foram encontrados ao longo dos anos, seja o berrão, seja machados e moedas que têm aparecido, que vão atestar de facto a vivência destes espaço ao longo dos tempos, que pode vir da Idade do Ferro até à actualidade. De Maio até Julho vamos ter uma equipa de investigadores a fazer as escavações e no próximo ano haverá outra campanha”, explica o responsável.
Rui Centeno, professor da Universidade do Porto coordenador científico do projecto, adianta que a equipa que está no terreno vai basear-se nos trabalhos que já foram realizados anteriormente. Um dos pontos de partida é o facto de em Picote haver a maior concentração epígrafes romanas do País.
“Sobretudo o trabalho do professor Santos Júnior de em 1952 e outros pequenos trabalhos que foram realizados”, acrescenta o professor.
Jorge Lourenço não tem dúvidas que este projecto também vai ter um contributo fundamental ao nível do desenvolvimento local.
“Vai ser intervencionada a zona do castro do Castelhar/Puio, que é a zona onde têm surgido o maior número de achados. Já apareceram três berrões, moedas, alguns utensílios de barro. Queremos também prospectar aquilo que nos anos cinquenta o Santos Júnior escavou e temos algumas imagens e queremos confirmar se essas estruturas ainda existem. Queremos mostrar isso à sociedade e contribuir para que este projecto seja a alavanca do desenvolvimento da aldeia”, realça o presidente da Frauga.
O projecto História do Povoado de Picote vai estar no terreno até 2015 e representa um investimento de cerca de 70 mil euros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário