Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Gastronomia - Maravilhas Transmontanas

Alheira de Mirandela, caldo de cascas, posta e javali no pote são as iguarias transmontanas que fazem parte dos 70 pratos pré-finalistas às “Sete Maravilhas Gastronómicas”.
Na categoria entradas encontramos a tradicional Alheira de Mirandela (IG), já nas sopas é o caldo de cascas que representa a região. Nas carnes concorrem a Alheira de Mirandela (IG) com grelos salteados e a posta mirandesa, ao passo que na categoria caça o Nordeste Transmontano é representado pelo javali no pote com castanhas.
Ao todo são cinco as iguarias candidatas a Maravilha e que já criam água na boca aos apreciares da gastronomia transmontana.
Na fase seguinte, que decorre a 7 de Maio, vão ser eleitos os 21 pratos finalistas e, entre 7 de Maio e 7 de Setembro, decorrem as votações para apurar as Sete Maravilhas Gastronómicas, que vão ser reveladas ao País a partir de Santarém.
Após a divulgação e promoção do património histórico e natural País, as "Sete Maravilhas da Gastronomia" vão divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confeccionados.
Para poderem integrar as maravilhas, as iguarias têm que pertencer ao receituário genuíno e integrante dos valores tradicionais portugueses, ter mais de 50 anos de história, ser confeccionadas em território nacional e produzidas com matérias-primas utilizadas ao nível nacional, regional ou local. Além disso, também têm que constituir uma referência nos hábitos alimentares de uma ou mais regiões, ser uma afirmação cultural e económica de uma ou mais regiões e representarem a diversidade regional enquanto factor de enriquecimento da gastronomia.

Sem comentários:

Enviar um comentário